Em visita oficial na cidade, governadora Anne Cristine conheceu o projeto Mamãe Canguru, que recebeu aporte financeiro do Rotary Internacional, o programa Hope e outras ações realizadas em parceria pelas duas instituições.

O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) recebeu na terça-feira, dia 06 de dezembro, a visita da governadora do distrito 4640, Ano Rotário 2022-23, do Rotary, Anne Cristine Gomes da Silva. Ela conheceu o projeto Mamãe Canguru, que recebeu um aporte financeiro do Rotary Internacional, o programa de cuidados paliativos – HOPE, e outras ações realizadas em parceria pelas duas instituições. A passagem pelo centro hospitalar fez parte do roteiro da visita oficial na cidade. Anne é do Rotary Clube de Pato Branco.

O projeto Mamãe Canguru promove o contato pele a pele precoce entre a mãe e o recém-nascido de baixo peso, de forma crescente e pelo tempo que ambos entenderem ser prazeroso e suficiente, o que permite uma maior participação dos pais no cuidado ao bebê que necessita de atendimento neonatal. O trabalho é desenvolvido na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do centro hospitalar. Por meio de um subsídio global, o Rotary fez a doação de 32 mil dólares para estruturação do programa, que foram utilizados na compra de equipamentos, redes de balanço, poltronas, decoração da ala, entre outros itens. O repasse foi uma força do Clube Grande Lago, de Foz, e Vishrambag, na Índia.

A governadora Anne se demonstrou encantada com o trabalho realizado. “É um atendimento humanizado, pensado no futuro da família de fortalecimento do vínculo afetivo. A equipe deixou claro o carinho com os pacientes e somos gratos por ter fortalecido este trabalho”, comentou.

Além da visita ao Mamãe Canguru, Anne conheceu o programa de cuidados paliativos – Hope, que, no dia 30 de novembro, recebeu uma doação de 2.048 fraldas do Rotary Clube Grande Lago, que serão disponibilizadas aos pacientes em tratamento contra o câncer no complexo hospitalar.

Na ocasião, o diretor superintendente Fernando Cossa emocionado agradeceu. “Quando temos atos voluntários como o de vocês, conseguimos ofertar para nossos pacientes além do que de fato o Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe. Graças a esse trabalho voluntário do Rotary, o HMCC pode proporcionar uma experiência diferente aos pacientes que por aqui passam”, frisou o diretor.

Para o diretor técnico, Dr. Rodrigo Romanini, o cuidado humanizado está sendo resgatado na medicina. “Não olhamos mais só para a doença, nosso olhar está voltado ao ser humano, oferecer o tratamento, associado ao amor, carinho e cuidado aos nossos pacientes. Gratidão por tudo que estão fazendo”, pontuou o médico.

“Eu achei um programa inovador, que mexe com o coração da gente e traz esperança a todos”, destacou a governadora Anne. Ela esteve acompanhada do governador assistente do distrito 4640, Edson Sampaio, do presidente do Clube Grande Lago, Fidencio Araujo, da presidente do Clube Três Fronteiras, Maria Gorete Azevedo, e dos membros do Clube Grande Lago, Paulo Santos e Fred Paiva.

Histórico – no dia 18 de outubro, o HMCC foi convidado para participar de uma reunião do Rotary Clube Grande Lago, para apresentar o Programa de Cuidados Paliativos Hope. Foi por meio da visita, que a equipe do Rotary conheceu as necessidades e desejos dos pacientes em tratamento contra o câncer no HMCC.

“Fomos apresentar mais sobre o que é o cuidado paliativo, mostrar a morte de uma maneira mais natural, e não caracterizar as pessoas que estiverem no final da vida como abandono, e fomos agraciados com todo esse apoio e a visita da governadora”, explicou a coordenadora-médica, Dra. Ana Paula Romanini.

O diretor superintendente finalizou colocando a equipe da Comunicação para apoiar o Rotary na divulgação dos eventos, jantares beneficentes, nas mídias sociais do HMCC. “Queremos ajudá-los, e sempre demonstrar com muita transparência como está sendo usado os recursos destinados por vocês”, finalizou o diretor.