O programa de Ensino e Pesquisa do Hospital Ministro Costa Cavalcanti promove atuação nos processos educacionais necessários que combinam teoria e prática para preparar médicos, profissionais de saúde e gestores da área de forma ética, alta capacidade técnica, para compor equipes de alto desempenho no mercado de trabalho.

Educação Continuada

A Educação Continuada do Hospital Costa Cavalcanti surgiu da necessidade de um maior preparo das equipes que atuam na área da saúde e, em especial, da área da enfermagem, que necessitam passar por um treinamento continuo para garantia de uma assistência de qualidade. Diante dos avanços tecnológicos e desenvolvimento intelectual, manter uma equipe atualizada faz parte dos objetivos do HMCC.

Programa de Residência Médica

O programa de residência médica trata-se de modalidade de ensino de pós-graduação destinada aos médicos em especialização, e credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). O HMCC oferece no programa de residência médica toda a infraestrutura hospitalar de uma instituição Acreditada Nível 3, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), e Melhor Hospital do Paraná, segundo a revista americana Newsweek, proporcionando conhecimento teórico e vastos cenários práticos aos residentes, com o uso de tecnologia de ponta e a orientação de profissionais de alta qualificação profissional e ética, que atuam em seu corpo clínico. Ao término do programa de residência médica os médicos recebem a titulação de especialista.

A neonatologia tem como objetivo complementar a formação dos médicos pediatras, é a especialidade médica que contempla áreas dos cuidados clínicos e intensivos aos bebês. Desde o nascimento (sala de parto), em alojamento conjunto (pós-parto), e dos que necessitam de cuidados intermediários (UCI e UCINCA) ou intensivos neonatais (UTIN), por meio de treinamentos que estimulam o raciocínio clínico, habilidades e competências.

A Anestesiologia é a especialidade médica dedicada às práticas em analgesia no centro cirúrgico e demais áreas do hospital. Para melhorar ainda mais o desempenho acadêmico dos residentes em serviço, atividades rotineiras de ensino como discussões de casos clínicos, discussões de avaliação pré-anestésica e cenários simulados são constantemente realizadas. O programa dispõe de preceptores especialistas em Medicina Intervencionista da dor, o que permite treinamentos constantes no uso de ultrassom para facilitar os bloqueios analgésicos.

O Programa de Residência em Ginecologia e Obstetrícia proporciona aos médicos residentes, a vivência na atenção básica até a alta complexidade. Os residentes estão ativamente envolvidos em diferentes cenários dentro da especialidade, especialmente assistência a gestantes e puérperas de alto risco, sendo a referência nesse serviço para nona regional de saúde, exames obstétricos, urgências e emergências materno-fetal, parceria com atenção primária em ginecologia, oncologia ginecológica, cirurgia ginecológica, oncologia ginecológica, mama, uroginecologia e cirurgia minimamente invasiva.

Formação especializada no âmbito da Radiologia e Diagnóstico por Imagem aborda como atividades a avaliação diagnóstica por meio de métodos de imagem, incluindo raios-X, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, que podem diagnosticar e auxiliar no tratamento adequado de uma ampla variedade de patologias. Além do diagnóstico, também são realizados procedimentos invasivos e terapêuticos, incluindo a radiologia intervencionista.

O programa de Residência em Medicina Intensiva tem como objetivo fornecer conhecimento teórico e treinamento prático, dentro da Unidades de Terapia Intensiva, garantindo que médicos tenham treinamento em alta complexidade, através de muitas discussões clínicas e científicas, permitindo a abordagem e manejo adequado de pacientes críticos, das mais diversas especialidades ou patologias de base.

O programa de residência médica em cardiologia do Hospital Ministro Costa Cavalcanti tem por objetivo a formação de cardiologistas capacitados para exercer diagnósticos e tratamentos por meio de treinamento de raciocínio clínico baseado em conhecimentos teóricos e práticos. Esse modelo de formação médica é muito utilizado nas atividades em cada estágio da residência. Os residentes atuam em atividades de cardiologia geral, unidades de terapia intensiva (cardiologia intensiva, UTI coronariana e insuficiência cardíaca avançada), emergências e métodos diagnósticos (métodos gráficos, ecocardiografia, diagnóstico por imagem, dinâmica do fluxo sanguíneo), além de hemodinâmica e cirurgia cardíaca.

A residência em Cirurgia Oncológica visa desenvolver o conhecimento e a prática no ensino e na pesquisa para pacientes com indicação para tratamento cirúrgico, como nas áreas de ginecologia e mama, torácica, cabeça e pescoço, urologia e medicina paliativa. E tem enfoque em procedimentos diagnósticos, estadiamento, acompanhamento da doença, indicações cirúrgicas com avaliação Pré-operatória, tratamento cirúrgico de alta complexidade, controle pós-operatório, identificação de possíveis complicações e resultados do tratamento. Além de conhecimentos básicos de quimioterapia, radioterapia e cuidados paliativos.

Processos seletivos