O Banco de Leite Humano de Foz do Iguaçu dispõe de profissionais treinados para ajudar a mãe a iniciar o aleitamento materno e superar dificuldades. Com o apoio do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, Itaipu Binacional, Secretaria Municipal de Saúde e o Rotary Club Foz do Iguaçu, o trabalho atinge uma proporção maior ainda, já que a média mensal de leite coletado varia de 90 a 100 litros e beneficia cerca de 350 bebês por mês.

O serviço funciona desde março de 2004 em uma casa na Avenida Gramado, próxima ao HMCC. Graças ao comprometimento das quatro instituições parceiras, o local tornou-se um centro especializado para execução de atividades de coleta de excedentes da produção de leite humano, seu processamento, controle de qualidade e posterior distribuição aos recém-nascidos que, por algum motivo, não podem ser alimentados pelo leite da mãe. Ele também tem a tarefa de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Esse incentivo visa melhorar a qualidade de atendimento e a redução do período de internação dos recém-nascidos, reduzindo a morbidade e mortalidade dos bebês.

Todo leite que chega ao banco é pasteurizado e passa por exames de controle de qualidade físico, químico e microbiológico antes de ser fornecido aos bebês. Entre a chegada do leite humano no setor e a liberação leva-se em torno de uma semana, tempo necessário para os testes e pasteurização.

Toda mulher saudável e que produz leite tem condições de tornar-se doadora. Além de salvar vidas, a doação de leite beneficia a mulher, que volta ao peso mais rapidamente, reduz o risco de câncer de mama, ovários e osteoporose e tem menos sangramento.

Fachada_2021

As interessadas devem entrar em contato com o Banco de Leite de 2ª a 6ª-feira, das 7h às 13h, pelo telefone 3575-7983 ou 3576-8000, ramal 8136. Uma equipe especializada orientará a doadora sobre a coleta, armazenamento e conservação do leite e, se for necessário, poderá buscar a doação na residência.

Algumas mulheres quando estão amamentando produzem um volume de leite além da necessidade do bebê, o que possibilita que sejam doadoras de um Banco de Leite Humano. De acordo com a legislação que regulamenta o funcionamento dos Bancos de Leite no Brasil (RDC Nº 171) a doadora, além de apresentar excesso de leite, deve ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar e a doar o excedente.

Se você quer doar seu leite entre em contato com um Banco de Leite Humano.

  • Escolha um frasco de vidro com tampa plástica, pode ser de café solúvel ou maionese;
  • Retire o rótulo e o papelão que fica sob a tampa e lave com água e sabão, enxaguando bem;
  • Em seguida coloque em uma panela o vidro e a tampa e cubra com água, deixando ferver por 15 minutos (conte o tempo a partir do início da fervura);
  • Escorra a água da panela e coloque o frasco e a tampa para secar de boca para baixo em um pano limpo;
  • Deixe escorrer a água do frasco e da tampa. Não enxugue;
  • Você poderá usar quando estiver seco.

O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias. Ao retirar o leite é importante que você siga algumas recomendações que fazem parte da garantia de qualidade do leite humano distribuído aos bebês hospitalizados:

  1. Escolha um lugar limpo, tranquilo e longe de animais;
  2. Prenda e cubra os cabelos com uma touca ou lenço;
  3. Evite conversar durante a retirada do leite ou utilize uma máscara ou fralda cobrindo o nariz e a boca;
  4. Lave as mãos e antebraços com água e sabão e seque em uma toalha limpa.

  • Comece fazendo massagem suave e circular nas mamas;
  • Primeiro coloque os dedos polegar e indicador no local onde começa a aréola (parte escura da mama);
  • Firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo;
  • Comprima suavemente um dedo contra o outro, repetindo esse movimento várias vezes até o leite começar a sair;
  • Despreze os primeiros jatos ou gotas e inicie a coleta no frasco.

Se você estiver com dificuldade de retirar seu leite, procure apoio no Banco de Leite Humano.

O frasco com o leite retirado deve ser armazenado no congelador ou freezer. Na próxima vez que for retirar o leite, utilize outro recipiente esterilizado e ao terminar acrescente este leite no frasco que está no freezer ou congelador. O leite pode ficar armazenado congelado por até 15 dias.

+55 (45) 3575-7983

+55 (45) 3576-8000, ramal 8136

Avenida Gramado, 749 – Itaipu A