Hospital Amigo da Criança

Com o título desde 2005, o Costa Cavalcanti é a prova de que um hospital “Amigo da Criança” precisa se dedicar para promover uma série de ações voltadas à prevenção, apoio, proteção e incentivo ao aleitamento materno. Ao incentivar a amamentação de forma integral o HMCC também contribui para a redução da mortalidade infantil. Para manutenção desse selo, o hospital deverá dentre as suas atribuições: cumprir os dez passos para o sucesso do aleitamento materno; comprovar o cumprimento as Normas Brasileiras de Comercialização de Alimentos para lactentes na primeira infância (NBCAL 11.265/2006); realizar o cuidado Amigo da Mulher e de boas práticas ao parto e nascimento; garantia de livre acesso à mãe e ao pai, ao recém-nascido durante a internação.

Alojamento conjunto

Conforme preconizado pelos Hospitais Amigos da Criança, nossas acomodações na maternidade são em regime de Alojamento Conjunto, que permite a integração da família de forma precoce, contribuindo assim para a formação do vínculo familiar com o novo integrante da família. O Alojamento Conjunto é o sistema internação hospitalar, no qual o recém-nascido sadio, logo após o nascimento, permanece em tempo integral com a mãe e seu acompanhante, num mesmo ambiente, até a alta hospitalar.

Este regime de internação possibilita a prestação dos cuidados dos papais com o bebê, como realização do primeiro banho, acompanhar as aplicações de vacinas e testes, esclarecer e obter ajuda para o aleitamento, entre outros. Para as mamães outros além destes benefícios, será possível aprimorar os conhecimentos em seus cuidados pessoais e com as mamas, e as orientações quanto a sua saúde e do seu bebê.

É importante salientar que é fundamental a permanência do bebê junto a família.

Para que a assistência seja melhor a cada dia, a equipe de saúde recebe orientações adequadas por meio de ações educativas e treinamentos, proporcionando melhorias contínuas no cuidado, preservação da segurança dos pacientes, mantendo nosso compromisso com atendimento acolhedor, humanizado e de qualidade, pautado no cuidado centrado no paciente.

Atualmente do Hospital Ministro Costa Cavalcanti dispõe de 37 leitos de Alojamento Conjunto, sendo 28 disponibilizados ao Sistema Único de Saúde e 09 para pacientes particulares e operadoras de saúde.

CONHEÇA OS OBJETIVOS DO ALOJAMENTO CONJUNTO

– Auxiliar na promoção do Aleitamento Materno;

– Colaborar para estabelecimento do vínculo afetivo entre mãe e filho;

– Permitir auxílio integral e humanizado no aprendizado materno sobre como cuidar do bebê;

– Fortalecer orientações quanto aos cuidados e prevenção do risco de infecção;

– Estimular a participação do pai no cuidado com o bebê;

– Possibilitar o acompanhamento da amamentação sob livre demanda, acolhendo e esclarecendo às dúvidas da mãe e incentivá-la nos momentos de insegurança;

– Orientar e incentivar a mãe (ou pais) na observação de seu filho, possibilitando identificar possíveis mudanças no comportamento que alertem para necessidade de cuidados especiais;

– Reduzir a ansiedade dos pais frente a novas experiências;

– Favorecer troca de experiências entre mães.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Tour pela maternidade

Caso prefira conhecer presencialmente, agende uma visita, que são programadas para ocorrer às quintas-feiras das 14h às 15h.

Curso de Gestantes

Todos os meses as futuras mamães têm a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a gestação e o bem-estar do bebê antes e depois do parto. O curso de gestantes oferecido de forma gratuita pelo Hospital Ministro Costa Cavalcanti tem como finalidade orientar a gestante com informações sobre amamentação, importância da golden hour (hora ouro), diferenças entre as vias de parto (normal e cesárea), medidas não farmacológicas para dor, tipos de anestesias e seus efeitos, dieta alimentar, cuidados necessários com o recém-nascido promoção da qualidade de vida da gestante/puérpera, entre outros são alguns dos temas abordados.

Durante três horas os participantes reservam um tempinho para ouvir profissionais da saúde, por meio de vídeo-aulas, com formato iterativo para entender um pouco mais de como será a vinda de um novo integrante na família, e se preparar para esse momento tão especial da gestação, parto e pós-parto.

Nesse contexto, o encontro torna-se dinâmico e um agradável bate-papo, entre os participantes e o profissional responsável em ministrar o curso, deixando o momento ainda mais especial. Os casais ficam mais seguros, pois sabem que mesmo após a alta, estarão preparados para dar continuidade aos cuidados, e ainda poderão contar com todo o suporte fornecido pelo HMCC.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3576-8062.

Unidades de Cuidados Neonatais

Para situações nas quais os bebês precisam de cuidados especiais e não possam seguir para o alojamento conjunto em companhia das suas famílias, conforme esperado. O Hospital Ministro Costa Cavalcanti dispõe de Unidade especializadas para cuidados de alta complexidade: Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), Unidade Canguru (UCINCA), com equipe de especialistas apta a realização de atendimentos de alta complexidade de forma humanizada, durante 24 horas. Nesses ambientes os papais e mamães são bem-vindos, para compartilhar o cuidado dos bebês, em acordo com a complexidade de cada caso.

Unidade "porta aberta"

A presença livre dos pais e a visita da família ampliada no contexto neonatal representam um conjunto de iniciativas que visa à produção de cuidados em saúde, capaz de conciliar a melhor tecnologia disponível com promoção de acolhimento e respeito às individualidades, sendo, portanto, uma boa prática a ser implantada nas unidades neonatais.

O livre acesso e permanência dos pais na unidade neonatal, têm uma ação profilática e terapêutica quanto ao desenvolvimento do recém-nascido e das relações do grupo familiar. Ah, os vovôs e as vovós também podem visitar o pequenino (a) aos sábados!

Veja outras rotinas adotadas em nossa unidade neonatal:

A calmaria, o silêncio e a penumbra tomam conta das unidades neonatais do HMCC sempre entre xxh e xxh. O tempo é destinado para a hora do soninho dos bebês internados, permitindo um momento de mais tranquilidade para os pequenos.

 

Fatores como luz intensa, ruídos dos equipamentos, procedimentos realizados pelas equipes assistenciais, podem deixar os recém-nascidos mais cansados. A intervenção ajuda também no ganho de peso e estimula o descanso e o bem-estar geral.

A música tem sido uma companheira dos bebês da UTI neonatal também. A musicoterapia, uma terapia complementar, busca o bem-estar dos pacientes, por meio da utilização de melodias no ambiente hospitalar para a prevenção e apoio aos problemas de saúde.

Por meio de datas comemorativas como mêsversário, carnaval “unidos dos apressadinhos”, páscoa, dia das crianças, entre outros, a UTI e UCI Neonatal tem buscado a humanização para os pacientes e familiares.

Durante os eventos, os bebês são acompanhados pelas equipes médicas e da enfermagem, e posam fantasiados para sessões de fotos, e o ambiente conta com decorações que lembram a data.

A ideia não é apenas comemorar os dias especiais, mas proporcionar um momento de cuidado ainda mais humanizado às mamães e papais como forma de minimizar o peso de se estar dentro do hospital por tanto tempo e assim proporcionar momentos diferentes.

Diário do Prematuro e alta com balões

Assim que receberam alta da UTI Neonatal e vão para Unidade de Cuidados Intermediários, os papais dos pequeninos recebem um presente com valor imensurável, a equipe prepara o Diário do Prematuro. Lá a equipe registrou a história de cada prematuro durante os dias que passaram na UTI, além de possibilitar que os pais também registrem momentos marcantes da internação.

Ainda para acompanhar esta alta da UTI, é realizado o acolhimento com os pais no momento da transição do cuidado entre as unidades, e a equipe realiza uma decoração com balões, o que torna o momento ainda mais especial.

Cuidado centrado no paciente

O envolvimento do familiar no cuidado e a inserção da família são primordiais no cuidado do bebê no HMCC. A proposta é buscar sempre o melhor desfecho para o paciente, melhorar a experiência para a família, reduzindo tempo de internação, a média de permanência, a qualidade na assistência prestada e consequentemente reduzindo índices de infecção relacionada à assistência.

Projeto terapêutico Multiprofissional

O projeto foi desenvolvido onde o médico é responsável pela elaboração, por meio do envolvimento dos profissionais da equipe. O projeto visa a integração dos cuidados com foco no desfecho do paciente, com seguimento de alta do recém-nascido alto risco baseado na Sociedade Brasileira de Pediatria.

+55 (45) 3576-8000

Avenida Gramado, 580 – Itaipu A