Estrutura eficiente e moderna

O Hospital Ministro Costa Cavalcanti é uma instituição que visa a melhoria da assistência à saúde, buscando permanente eficiência no tratamento a fim de proporcionar a satisfação do usuário. O complexo hospitalar ocupa uma área construída de mais de 16 mil metros quadrados divididos em 10 blocos. Conta com leitos de internação, Unidades de Terapia Intensiva Geral, Coronariana, Neonatal, Pediátrica, Centro Cirúrgico, Centro Clínico atendendo mais de 40 especialidades, Pronto Atendimento, Pronto Socorro, Laboratório de Análises Clínicas, Centro de Oncologia, Serviço de Imagem, Banco de Leite Humano, Casa Abrigo Masculina e Feminina além de um Plano de Saúde próprio – Itamed.

Orientações para internação:

Para realizar a internação o paciente deve ter em mãos os seguintes documentos:

  • Documento oficial com foto (RG e CPF ou CNH);
  • Certidão de Nascimento dos menores de idade que não possuam RG (O responsável pelo paciente deverá apresentar documento oficial com foto e CPF ou CNH);
  • Guia de Solicitação de Internação no padrão do HMCC fornecida pelo médico, com data, carimbo e assinatura;
  • Cartão Nacional do SUS, para pacientes SUS.

O paciente que efetivar a sua internação através de plano de saúde deve apresentar, além dos documentos citados, os seguintes itens:

  • Cartão do convênio;
  • Guia de solicitação de internação com diagnóstico, número do CID (Código Internacional de Doenças), código referente ao procedimento a ser realizado e nome do procedimento, carimbo e assinatura do médico;
  • Autorização do plano de saúde para a internação, para materiais e medicamentos especiais, se for o caso.

Recomendamos a todos os pacientes que se internam no Hospital Costa Cavalcanti algumas orientações para facilitar a estadia no HMCC e evitar transtornos, como:

  • Consultar previamente o seu plano de saúde sobre coberturas e carências;
  • Não trazer objetos de valor, como jóias, cartões de crédito e alto valor em espécie, pelos quais o HMCC não se responsabiliza.

Informações sobre a Maternidade, clique aqui.

Diárias

A diária compreende o uso do aposento, a alimentação do paciente, serviços hospitalares básicos e serviços de enfermagem.

Em caso de apartamento, as diárias compreendem a acomodação de somente um acompanhante, sendo seus gastos cobrados a parte.

Contas hospitalares

Particular
Qualquer informação sobre a posição da conta hospitalar deve ser solicitada à tesouraria. Sempre que necessário, será solicitado pagamento para cobertura de despesas já efetuadas. Os honorários médicos são fixados pelos profissionais e seus auxiliares, sem interferência do hospital.

Convênio

Valores referentes a procedimentos, exames e itens não cobertos pelo convênio, deverão ser pagos no momento da alta.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Alta hospitalar

1. Após assinatura da alta hospitalar pelo médico, o paciente deverá aguardar no seu aposento, o contato do Setor de Faturamento, para efetuar o devido pagamento da conta hospitalar.

2. Após o acerto alta hospitalar junto à Tesouraria e confirmação da alta pela enfermagem, o apartamento deverá ser desocupado.

3. Ao pagar a conta hospitalar, receberá do colaborador da Tesouraria um documento confirmando a alta hospitalar, que deverá ser apresentado na recepção e após junto com aviso de alta ao segurança.

Transferência para Unidades de Terapia Intensiva/Semi-Intensiva e UTI Neo Natal
1. Em caso de transferência para algumas dessas unidades, o apartamento deverá ser liberado.

2. A permanência do acompanhante no apartamento poderá ser autorizada, em caráter excepcional, pela administração do Costa Cavalcanti, levando-se em conta a disponibilidade de leitos. Em caso de necessidade, o leito poderá ser requisitado para internações.

Despesas médicas/hospitalares

Serão cobradas quaisquer despesas provenientes dos seguintes casos:

Internação por convênio:

1. Carência contratual e/ou inadimplência;

2. Quando o convênio não efetuar a liberação de acordo com as solicitações e realizações de serviços médicos e hospitalares, bem como materiais e/ou medicamentos de alto custo ou sem cobertura contratual;

3. Diferença de acomodação;

4 .Alimentação para acompanhante e despesas de frigobar.

Internação em caráter particular:

1. Os honorários médicos serão acertados diretamente com a secretária do Corpo Clínico;

2. As diárias e taxas hospitalares, bem como despesas com alimentação e frigobar, serão pagas diretamente na Tesouraria.

Gestão de leitos

O Hospital conta com uma Divisão de Gestão de Leitos, responsável pelo gerenciamento da capacidade operacional e da disponibilização de leitos conforme a demanda.

Serviço de enfermagem

A enfermagem e os demais colaboradores do hospital, só executarão procedimentos para os pacientes mediante ordem do médico responsável ou de seus assistentes autorizados.

Quando necessitarem de orientações e/ou dúvidas dos usuários, contatar o enfermeiro responsável pelo setor.

Informações médicas

As informações serão fornecidas sempre pelo médico diretamente aos familiares.

Tais informações não serão fornecidas por telefone.

Horário de visitas

Os horários de visitas no Hospital Ministro Costa Cavalcanti são estabelecidos com o cuidado de garantir mais comodidade e o repouso necessário ao paciente internado.

O visitante pode consultar os horários para visitação nos postos de segurança, localizados nas entradas principais do hospital.

Informações importantes aos visitantes

1. Não sentar-se na cama, para evitar a proliferação de microorganismos;

2. Lavar as mãos antes e após qualquer contato com o paciente, para assim proteger você e o paciente;

3. Não fazer visita ao paciente quando estiver com alguma infecção (dor de garganta, gripe, doenças de pele, etc);

4. Sugerimos aos acompanhantes o uso adequado de roupas no ambiente hospitalar, evitando o uso de shorts, roupas curtas e calçados abertos, assim, a sua segurança e a do paciente não será prejudicada;

5. O hospital não se responsabiliza por objetos de valor deixados nos aposentos. Informamos que imagens religiosas, dentaduras, óculos, aparelhos auditivos, dentários e similares não devem ser colocados sobre a cama;

6. O hospital reserva-se o direito de cobrar pelos danos em seu patrimônio (móveis, roupas, utensílios e demais objetos causados pelo paciente, acompanhante ou visitante;

7. Orientamos que as roupas do paciente usadas no momento da internação, sejam enviadas para casa, pois não podem ser lavadas nas dependências do hospital;

8. Para o uso interno, o paciente deverá trazer roupas íntimas, chinelo e material de higiene pessoal.

Não é permitido

1. Fumar nas dependências do HMCC;

2. Fazer uso de qualquer bebida alcoólica;

3. Utilizar ou solicitar pessoal da enfermagem e demais funcionários do hospital para serviços que não sejam de sua competência;

4. Entrar nos postos de enfermagem e nas copas dos andares;

5. Ingressar com aparelho celular nas seguintes dependências: UTI, Pronto Socorro, Raio-X e unidades de exames, para evitar interferência nos equipamentos;

6. Manusear por conta própria, material e equipamentos que só podem ser operados por pessoal treinado para este serviço, tais como: soros, registros de oxigênio e vácuo, por exemplo.

Serviço de Nutrição e Dietética

As refeições serão servidas nos seguintes horários:

Desjejum: 7h30 às 8h30
Almoço: 11h30 às 12h30
Lanche: 14h30 às 15h30
Jantar: 17h30 às 18h30
Ceia: 20h às 21h

As bandejas são retiradas do quarto uma hora após ter servido a refeição.

Para solicitar o serviço de nutrição, favor contatar pelos ramais: 8116 / 8064.

O controle alimentar ajudará no tratamento e recuperação do paciente, portanto não é permitida a entrada de alimentos no hospital.

O horário de atendimento da copa é das 7 às 22 horas, diariamente.

Serviço telefônico

Os apartamentos dispõem de um aparelho telefônico com acesso aos ramais internos. Caso deseje efetuar ligações externas, deve digitar-se o número 9 para contato com o serviço de telefonia. Lembramos que o uso deste, deverá ser feito quando extremamente necessário. Salientamos que tais ligações, serão cobradas a parte, exceto as internas.

Transporte

Caso necessário a realização de algum exame fora das dependências do hospital, o paciente será transferido de ambulância, sempre com acompanhamento da enfermagem e de acordo com a cobertura do convênio de saúde.

Bem-estar espiritual

Há no Bloco 8 uma Capela, que fica aberta permanentemente, podendo ser usada livremente para orações, independente da religião.

Diariamente é realizado uma visitação à todos os internados através da Pastoral da Saúde. Caso deseja que o representante da sua igreja visite o paciente, entre em contato com o Serviço Social, pelos ramais: 8059 / 8163.

Acessórios do apartamento

Os apartamentos possuem camas automatizadas e piso bacteriostático, permitindo uma assepsia adequada. Além da cama o quarto é guarnecido por um sofá-cama, uma poltrona, um armário, frigobar, televisão e aparelho de ar condicionado.

Qualquer problema com estes equipamentos, favor contatar um funcionário da manutenção para os devidos reparos, pelo ramal: 8069.

Hotelaria

A Hotelaria do Hospital Ministro Costa Cavalcanti concilia a saúde ao ato de hospedar, tornando o ambiente mais acolhedor e humanizado aos seus pacientes 
e acompanhantes.

Dispomos de serviço de Concierge, Camareira e Room-service.

Perguntas frequentes

Para obter informações sobre os convênios atendidos pelo Hospital Ministro Costa Cavalcantiacesse o menu ‘Convênios’. Para saber se seu plano oferece cobertura para procedimentosinternaçãoexames específicosinforme-se diretamente junto à sua operadora.

Sim. O Plano de Saúde ItamedEntre em contato pelo telefone (45) 3576-8005.

Consultas podem ser marcadas através da ‘Marcação de Consultas’ (45) 3576-8001 de segunda-feira a sábado das 7h às 19h.

O Hospital Ministro Costa Cavalcanti tem uma equipe de profissionais talentososcomprometidos com a missão e valores da Instituição. Se você deseja fazer parte da nossa equipecadastre seu currículo na página Trabalhe no HMCC.

prontuário médico é constituído de um conjunto de documentos padronizadoscontendo informações geradas a partir de fatosacontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência prestada a ele, de caráter legal, sigiloso e científicoque possibilita a comunicação entre membros da equipe multiprofissional e a continuidade da assistência prestada ao indivíduoÉ importante salientar que o prontuário pertence ao paciente e quepor delegação deste poderá ter acesso ao mesmo, o médico e o paciente.

NãoTodos os honorários médicos devem ser negociados separadamente junto com seu médico.