O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), em Foz do Iguaçu, no Paraná, teve o título de Acreditado Nível 3 – Acreditado com Excelência, mantido após a visita de manutenção dos avaliadores do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), credenciado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Na prática, isto significa que o centro hospitalar tem cumprido com a qualidade e segurança na assistência à saúde prestada, com engajamento dos profissionais, e sendo referência na área.

A acreditação dos serviços de saúde é um sistema de avaliação externa, voluntário, periódico e reservado, e demonstra para a sociedade a responsabilidade do hospital com a qualidade da assistência, ou seja, funciona como uma espécie de selo de qualidade para a unidade de saúde. O Hospital Costa Cavalcanti recebeu a primeira certificação em 2007, e, desde 2014, sustenta o título de ser o primeiro hospital do interior do Paraná a conquistar o nível 3.

Desde então, o complexo hospitalar recebe visitas de manutenção anualmente e de recertificação a cada três anos. Ter parecer favorável à manutenção do título neste ano abre caminho para, em 2023, o HMCC receber a recertificação de nível 3. “Daqui em diante são vários os desafios que teremos que cumprir, mas com o comprometimento de todos, será possível”, destacou a gerente da Assessoria de Gestão da Qualidade, Marinez Burtet.

Em 2020 o HMCC recebeu a recertificação de acreditado nível 3. No ano que vem, o hospital buscará a permanência do título.

Segundo a gerente, são seis os pontos centrais que devem ser melhorados para a próxima avaliação. “Papéis e responsabilidades, gestão de processos, cuidado integrado, desenvolvimento de líderes, metas terapêuticas e programa de melhorias são os pontos identificados durante a visita de manutenção e que, com direcionamento dos avaliadores, devemos trabalhar de agora em diante”, explicou Marinez. A visita de recertificação no próximo ano seguirá o novo manual da ONA 2022-2025, voltado para qualidade dos processos e a melhoria do desempenho.

O diretor superintendente em exercício, Sidney Franco, demonstrou confiança após a visita e lembrou do papel de cada um na conquista da certificação. “É com a ajuda de todos que o Hospital conquista este título. Não basta a diretoria com os gerentes desenharem processos, sendo que os demais não seguirão as rotinas, são protocolos que refletem nos indicadores e que, ao final, todos nós ganhamos a certificação. Um parabéns a todos os profissionais que contribuem para isso”, agradeceu.

IQG – O Instituto Qualisa de Gestão é credenciado pela ONA para desenvolvimento do programa de acreditação nacional que visa reconhecer publicamente as organizações de saúde e incentivá-las a melhorar a qualidade da assistência prestada aos usuários desse sistema.

No Brasil, 193 hospitais possuem o título de Acreditado com Excelência, sendo dez no Paraná e apenas o HMCC em Foz do Iguaçu.