Entre as propostas apresentadas, destaque para o evento que chamará atenção para as doenças cardiovasculares em Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, ainda em 2024.

O Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT Saúde) realizou, no dia 28 de maio, na Itaipu Binacional, a sua 198ª reunião, para debater e aprovar projetos que já foram, serão ou estão sendo aplicados na região da Tríplice Fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina). Na oportunidade, também estiveram reunidos os representantes de cada uma das sete comissões técnicas para encaminhamentos nos projetos aprovados e/ou em construção.

Um dos projetos apresentados e aprovados para realização ainda em 2024, é a Jornada para conscientização sobre fatores de risco de doenças cardiovasculares, proposto pela Comissão Técnica de Doenças Crônicas. O evento, que deverá ser realizado em Foz do Iguaçu (BR) e Ciudad del Este (PY), contará com estandes com informações sobre hipertensão arterial, tabagismo, dislipidemia, diabetes, alimentação, exercícios físicos, entre outros temas, e também uma corrida e caminhada.

Houve também a apresentação do Método Wolbachia contra a dengue, que está sendo implantado em Foz. A cidade foi escolhida pelo Ministério da Saúde do Brasil para receber a metodologia, que tem o foco em reduzir a transmissão da dengue e outras arboviroses com a liberação do mosquito Aedes Aegypti com a bactéria Wolbachia, que impede a transmissão do vírus.

Por fim, o grupo conheceu o trabalho realizado pela Fundação Apostar pela Vida (Fundación Apostar por la Vida), de Hernandarias, no Paraguai. Há 31 anos, a instituição oferece atendimento médico oncológico aos pacientes sem condições financeiras, com serviços de diagnóstico, promoção da saúde e detecção precoce de doenças malignas.

A Fundação trouxe boas práticas realizadas no país vizinho para que sejam conhecidas pelos demais países. A ideia é envolver as pacientes no projeto Meninas do Lago, que envolve a Itaipu Binacional e o Instituto Meninos do Lago (Imel).

“O GT Itaipu Saúde tem essa caraterística, de trazer aquilo que está sendo bem-feito no Brasil, Paraguai e Argentina no âmbito de saúde, e que permite o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os países”, explicou o coordenador suplente do Grupo de Trabalho e Gerente da Divisão de Responsabilidade Social da margem esquerda da Itaipu Binacional, Kleber Vanolli.

Para Kleber, esta reunião permitiu boas conversas e aprovação de um projeto importante. “As doenças cardiovasculares acometem milhões de pacientes por ano em todo o mundo, e a jornada para conscientização vem para falar deste assunto com a população e acender um alerta de cuidado”, finalizou.

O Grupo de Trabalho Itaipu Saúde é mantido pela Itaipu Binacional e tem a sua operacionalização inserida no Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), e reúne instituições públicas e privadas de saúde do Brasil, Paraguai e Argentina.