Cerca de 400 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Brasil, Paraguai e Argentina se reuniram, na quarta-feira, dia 03, no Cineteatro Barrageiros, para o II Seminário para a Qualificação da Atenção Primária na Rede de Atenção à Saúde para o Fortalecimento da Saúde Materno Infantil na Tríplice Fronteira. O encontro foi proposto pela Comissão Técnica de Saúde Materno-Infantil, do Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT Saúde).

A proposta foi capacitar os ACS’s para atuarem no cuidado e acompanhamento das gestantes e crianças nas áreas territoriais em que atuam, além de alinhar atribuições básicas destes profissionais e compartilhar experiências exitosas. O Agente Comunitário de Saúde integra a equipe da atenção primária e contribui no desenvolvimento de ações como promoção e prevenção em saúde.

O encontro ocorreu no âmbito do GT Saúde, realizado pelo Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), em parceria com a Itaipu Binacional, Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, por meio da 9ª Regional de Saúde, e Ministérios da Saúde do Brasil, Paraguai e Argentina.

Na abertura do evento, o gerente da Divisão de Iniciativas de Responsabilidade Social da Itaipu Binacional e coordenador suplente do GT pela margem esquerda, Kleber Vanolli, reforçou a importância dos profissionais em relação a tudo que se planeja e realiza de saúde no âmbito municipal, estadual e nacional. “Vocês trazem informações para que a gestão tome decisões corretas. São os Agentes que fazem a interlocução entre a atenção primária em saúde e a comunidade”, destacou.

Ana Ayala, da equipe executiva do GT Saúde e que representou a coordenadora suplente do grupo pela margem direita, Silvia Abente, lembrou o tema comum do encontro: a saúde materno-infantil. “Este é um assunto importante para a nossa região trinacional, e estamos seguros de que este evento permitirá a atualização do conhecimento e intercâmbio de experiências”, pontuou.

Os agentes receberam informações acerca de identificação precoce da gestante, pré-natal, sinais e sintomas de intercorrências gestacionais, entre outros temas ligados a saúde materno-infantil. “Acredito que este evento é importante para padronizar o atendimento e saber o que levar às famílias. Nosso acompanhamento é com a mulher, o homem, enfim, todos que compõem o lar e precisam do atendimento de saúde”, falou a agente Hilda Cristina Diel, de Foz.

O diretor técnico do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), Dr. Julio Batista, salientou o quanto este bom trabalho dos ACS’s respalda no atendimento na maternidade. “Sabemos o quanto o pré-natal bem-feito contribui para o bom parto, sem que ocorram intercorrências inesperadas. Então para nós, como maternidade que recebe estas pacientes, sabermos que desde o início elas tiveram um bom acompanhamento médico, nos dá segurança”, expressou. O HMCC mantém o Centro de Atendimento à Gestante (CAGE), e é referência no atendimento à 9ª Regional de Saúde, para o Sistema Único de Saúde.

Ao final do evento, os Agentes Comunitários ganharam um boné personalizado para uso no dia a dia.

Intercâmbio de enfermeiros
Na quinta-feira, dia 04, enfermeiros do Brasil e Paraguai se reuniram para o Seminário de Integração do projeto de intercâmbio técnico-científico entre profissionais do Brasil e Paraguai. Esta é a segunda etapa do programa, que oferece formação profissional aos enfermeiros da região da fronteira com a troca de experiências e conhecimentos entre os países envolvidos.

Agora, 40 enfermeiros de Foz farão uma vivência nas Unidade da Atenção Primária de Ciudad del Este – Paraguai.

O encontro é promovido pela Comissão Técnica de Promoção, Educação e Comunicação do Grupo de Trabalho Itaipu Saúde e realizado pelo HMCC em parceria com Itaipu Binacional, Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (COREN/PR), Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e Ministérios da Saúde do Brasil e Paraguai.