Evento aconteceu como forma de homenagem da instituidora do HMCC, para comemorar o Dia Internacional da Mulher.

A Usina Hidrelétrica de Itaipu foi palco de dois eventos destinados às mulheres do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, nos dias 13 e 20 de março. Mais de 300 pessoas, entre colaboradoras, médicas e terceiras do complexo hospitalar, tiveram a oportunidade única de testemunhar a beleza deslumbrante da Itaipu Iluminada, um espetáculo de luzes que se tornou uma atração na região.

A iniciativa, que nasceu para comemorar o Dia Internacional da Mulher, foi concebida pelo Comitê de Gênero, Raça e Inclusão da Itaipu, e teve como objetivo proporcionar um momento de alegria, beleza e entretenimento para as mulheres do Hospital que nasceu para atender os trabalhadores que construíram a Usina. Este evento especial não só ofereceu uma pausa bem-vinda na rotina hospitalar, mas também buscou elevar os espíritos e promover um sentimento de confraternização e solidariedade.

Um show com os artistas Tiago Rossato, Sofia Goulart e Marcelo Correa abriu as duas noites. Músicas emocionantes e típicas da tríplice fronteira marcaram o momento. Após a apresentação, enquanto as luzes começavam a dançar ao longo das águas serenas do rio Paraná, expressões de admiração e alegria iluminavam os rostos das mulheres presentes. Muitas delas estavam experimentando essa maravilha pela primeira vez, e o impacto emocional foi palpável.

“Esta noite nos deu uma sensação de magia e beleza que nos faz esquecer, mesmo que por um breve momento, dos desafios que enfrentamos em nossas vidas”, compartilhou a supervisora do Itamed, Erika Monteiro, uma das colaboradoras do HMCC, presentes no evento, que continuou: “este evento nos permitiu sair da rotina e nos envolver em atividades divertidas e inspiradoras. Ao oferecer uma pausa nas responsabilidades cotidianas, o evento permitiu que as mulheres relaxassem, além de fortalecer o espírito de equipe e melhorar o bem-estar geral no ambiente de trabalho”, pontuou Erika.

Para a auxiliar de cozinha Juceli Santos, que pela primeira vez visitava a Itaipu Iluminada, o momento foi emocionante. “Obrigada por nos proporcionar esse momento, foi maravilhoso”, disse.

O evento também contou com uma apresentação dos barrageiros que ajudaram na construção da Usina, o Sr. Antônio e o Sr. Lazaro, além de um jantar delicioso e momentos de confraternização, onde algumas mulheres puderam compartilhar histórias, fortalecer laços e encontrar apoio mútuo.

“Em nome do Conselho Diretor do HMCC, e como a mulher que representa essa força feminina em nosso hospital, quero agradecer primeiramente a Itaipu, neste ato representada pela Presidente do Conselho de Curadores da Fundação, Teresa Angheben, e ao diretor geral-brasileiro da Itaipu, Dr. Enio Verri”, frisou a diretora assistencial do complexo hospitalar, Paula Rodrigues. “Momentos como este reforçam a importância de cuidar não apenas do corpo, mas também do espírito”, acrescentou a diretora.

À medida que as luzes cintilantes gradualmente se apagaram no horizonte, deixando para trás um rastro de memórias luminosas, as mulheres se despediram deste momento mágico com corações mais leves e sorrisos radiantes. A visita à Itaipu Iluminada não apenas proporcionou um espetáculo visual deslumbrante, mas também serviu como um lembrete poderoso do poder das mulheres, na luta para juntas promoverem a igualdade de gênero e fornecer cuidados de saúde de qualidade para todos.

Para a presidente do órgão máximo da Fundação de Saúde Itaiguapy, administradora do HMCC, Teresa Angheben, “A Itaipu quer ser referência não só na geração de energia, mas também em ações ambientais e desenvolvimento sustentável, além de se preocupar com as pessoas, e é nesse item que vocês colaboradoras da FSI desempenham papel fundamental. Obrigada por virem e parabéns pelo trabalho belíssimo que realizam em nosso Hospital”, finalizou Teresa.