Complexo hospitalar adquiriu novos equipamentos que dão maior segurança, eficiência e presteza aos procedimentos.

No mês de dezembro, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) concluiu a primeira etapa de atualização tecnológica dos seus centros operatórios. Com modernos carrinhos de anestesia, mesas operatórias, focos cirúrgicos, monitores com resolução 4K, torres para videocirurgia e inúmeros instrumentais cirúrgicos, o complexo hospitalar oferece a população e aos médicos de Foz do Iguaçu e Região equipamentos e instrumentais de ponta para realização de procedimentos cirúrgicos com qualidade e segurança para os pacientes.

A boa notícia desta semana foi a conclusão da instalação dos novos focos cirúrgicos para atender as demandas dos blocos operatórios e centro obstétrico da instituição. Além dos benefícios mencionados, a modernização trará ao HMCC a possibilidade de realizar procedimentos de maior complexidade, evitando que os pacientes se desloquem para outras cidades à busca de novas tecnologias em saúde.

A tecnologia embarcada nos novos focos cirúrgicos, instalados nesta 1ª quinzena de dezembro, permite maior capacidade e qualidade de iluminação, entregando aos cirurgiões a possibilidade de melhor visualização das cores, identificação de tecidos e estruturas no ato operatório. “Alguns equipamentos permitem a ambientação da sala cirúrgica por iluminação indireta, trazendo maior conforto para procedimentos realizados por auxílio das torres de vídeo,” explicou o coordenador-médico do centro cirúrgico, Dr. Nilton de Nadai.

Algumas salas do centro cirúrgico oferecem a infraestrutura conhecida por Sala Inteligente. Essa propiciará a equipe cirúrgica a utilização de monitores touchscreen com resolução 4K, sistema de transmissão de áudio e vídeo, com possibilidade de transmissão ao vivo de procedimentos para eventos científicos ou segunda opinião de médicos especialistas à distância. A câmera de captação e transmissão de imagem 4K ficará acoplada as manoplas dos focos, mas também traz a possibilidade de captação das cirurgias realizadas por vídeo.

O diretor técnico do HMCC Dr. Rodrigo Romanini destacou o apoio da Itaipu Binacional, instituidora da Fundação de Saúde Itaiguapy, administradora do centro hospitalar. “Com essas aquisições, ganham tanto os cirurgiões, quanto a população de Foz do Iguaçu e região, que contará com cirurgias executadas com maior segurança, eficiência e presteza”, finalizou o diretor.