Para comemorar o Dia Nacional do Voluntariado, celebrado em 28 de agosto, a Comissão de Humanização do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) está com vagas abertas para ampliar o quadro de voluntários. A inscrição inicia hoje, dia 26, é gratuita, segue até 30 de setembro, e pode ser feita pelo site https://hmcc.com.br/humanizacao/

“É fundamental reconhecer que o trabalho voluntário vai muito além de um ato de doação e solidariedade, é um exercício de cidadania e corresponsabilidade social, que exige do voluntário compromisso, competência e atenção aos limites estabelecidos pela instituição”, disse a coordenadora da Comissão de Humanização, Daniele Trintinália.

Mas de que forma posso ajudar? São várias formas, como prestando auxílio aos pacientes ou familiares fornecendo informações de onde e como chegar ao atendimento que ele necessita, divertindo os pacientes com jogos de cartaz, xadrez, quebra-cabeça, prestando atividades relacionadas à estética e bem-estar, como manicure, cabeleireira, entre outras sugestões trazidas pelos voluntários que serão avaliadas pela comissão.

 

Critérios – Para ser um voluntário, além de se inscrever pelo site do HMCC, o interessado deve preencher um termo de voluntariado, que será entregue no primeiro dia de curso. Só poderá iniciar a formação quem estiver com toda a documentação exigida.
É necessário ainda, ter idade mínima 18 anos completos e ser aprovado no processo seletivo de novos voluntários;
Disponibilidade semanal de 2 a 4 horas semanais (o voluntário poderá atuar até duas vezes na semana, de acordo com a modalidade de colaboração e a disponibilidade das vagas);
“Queremos pessoas que contribuam e somem à nossas equipes. Precisamos de pessoas comprometidas, responsáveis, que levem o voluntariado a sério”, salientou a coordenadora.

Seleção – Após todos os candidatos inscritos, será realizada uma pré-seleção, com uma entrevista, e um treinamento, dividido em duas etapas onde os interessados assistirão a palestras com profissionais do hospital e receberão orientações de como levar atenção e a alegria aos pacientes internados no HMCC. “O objetivo será capacitar os iniciantes antes de frequentar o hospital e como eles devem reagir diante de várias situações”, explicou a coordenadora da Comissão. Outra recomendação do curso é quanto aos cuidados para evitar infecção hospitalar. “A lavagem de mãos, e o uso de máscaras são obrigatórios e eles devem estar muito bem instruídos”, acrescentou Daniele.

O HMCC fornecerá Certificação de Trabalho Voluntário após 60 horas de atividades desenvolvidas.