Desde 2014, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) conta com um Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), equipe que tem como objetivo orientar e estabelecer estratégias que promovam o cuidado seguro e a garantia das boas práticas no serviço de saúde. O grupo é formado por uma equipe multidisciplinar, que se reúne mensalmente para discutir eventos notificados e buscar oportunidades de melhorias.

No HMCC, a principal ferramenta para gerenciamento dos riscos e/ou falhas assistenciais é o Formulário de Notificação de Eventos. Por meio dele, o Núcleo consegue identificar precocemente os riscos e as possíveis falhas no processo do cuidado, e identificar as oportunidades de melhoria para que não ocorra novamente. Nos encontros, o NSP analisa e discute sobre estas notificações, com ênfase naquelas de maior prevalência.

Segundo a coordenadora do Núcleo, Ana Caroline Maes Carrasco, a importância do grupo é para que, após as reuniões, as ações sejam disseminadas pelo hospital. “A notificação de evento não tem caráter punitivo, pelo contrário, ela contribui para mitigação de dano ao paciente e identificação precoce de falhas no processo assistencial, esta equipe atua como multiplicadores em suas áreas, levando as boas práticas e desdobrando as ações do Núcleo”, explicou. São possíveis danos ao paciente: estrutura, equipamentos, medicações, entre outras.

Conheça os membros do Núcleo:
Ana Caroline Maes Carrasco (coordenadora do Núcleo), Dr. Rodrigo Romanini (Diretor Técnico do HMCC), Adrieli Cristina da Silva Drumond, Alexandre Mazaron, Bruno Augusto de Souza, Carla Basile, Cassia Fernanda Estabelini, Claudinei Batista de Souza, Dayane Barros de Souza Gomes, Eridan Regina de Mello Berte, Felix Alexandre Laber, Fernanda Regina Guimaraes Rosa, Fernando Souza da Silva, Helton Jefferson Farias, Marinez Burtet Martins, Nathalia Bueno El Guedr, Otoniel Laurindo de Oliveira, Pricila Martins Tonet, Rafaela Fernanda Leite, Regiane da Silva, Solange Sbardelatti Pereira, Thiago Andre Gross Borba, Vanessa Trento e Vanize Meneghetti.

Veja algumas dicas de como você pode melhorar a segurança do paciente:
Se você é um profissional de saúde ou líder de serviços de saúde:
• Envolva os pacientes como parceiros em seus cuidados;
• Trabalhem juntos pela segurança do paciente;
• Garanta o desenvolvimento profissional contínuo para melhorar suas habilidades e conhecimentos em segurança do paciente;
• Crie uma cultura de segurança aberta e transparente;
• Notifique os eventos adversos que ocorreram no seu serviço de saúde. Aprenda com as falhas.

Se você é um paciente:
• Envolva-se ativamente no seu próprio cuidado;
• É bom fazer perguntas. Cuidados relacionados à uma assistência segura, começam com uma boa comunicação;
• Certifique-se de fornecer informações precisas aos profissionais de saúde sobre seu histórico de saúde.