O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), por meio da Divisão de Farmácia, iniciou uma campanha de conscientização sobre Uso Racional de Medicamentos. O objetivo da ação é ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação, principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios. 

“Nosso intuito é alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação”, explicou o gerente da Farmácia do complexo hospitalar, Bruno de Souza. O farmacêutico lembrou que a RDC 60, de 26 de novembro de 2009, dispõe sobre a produção, dispensação e controle de amostras grátis de medicamentos, e é um dos documentos que norteiam a campanha.

A abordagem sobre o tema será realizada por meio de folders, informativos nas mídias sociais, e com ações internas no HMCC. “Queremos que todos tenham o mesmo entendimento, colaboradores, médicos e pacientes”, disse Bruno que continuou: “A proposta é o esclarecimento que a automedicação, e o uso indiscriminado das ‘amostras grátis’, podem levar a consequências graves, além de interferir no tratamento correto, mascarar sintomas de doenças importantes, e ampliar os efeitos adversos e causar internações hospitalares”, enfatizou Bruno.