É um “tchau” que desta vez não será via telefone. Quem já precisou falar com as telefonistas do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), provavelmente, falou com ela, que, depois de aproximadamente 20 anos dedicados ao centro hospitalar, se despede dos colegas e amigos nesta sexta-feira, dia 03. Maria Lucia Costa está de saída para curtir a vida e descansar.

Mãe de seis filhos, seis netos e uma bisneta que está prestes a chegar, a telefonista chegou ao HMCC em 1º de novembro de 2002, para atender um pedido do filho. “Ele trabalhava no hospital, na parte da hotelaria, lavanderia, e sempre dizia que queria me ver aqui. Então ele trouxe o currículo, fui chamada e trabalhei até hoje”, lembrou.

Nestes quase 20 anos, Lucia conta que histórias não faltam. “Eu vivi muitas coisas boas, como, por exemplo, durante o nascimento da minha neta, em que eu estava trabalhando e lembro de receber a ligação e ficar muito feliz”, disse. No telefone, a colega dedicou horas para acolher o outro. “Como telefonista você recebe inúmeras ligações, e as que mais me marcaram foram aquelas pedindo socorro, ou de pessoas que perderam outras, e você precisa atendê-las com calma e oferecer um conforto. E saber que pude fazer isso, me traz o sentimento que cumpri minha missão”, falou.

A telefonista lembrou ainda de dois momentos difíceis que passou. “Depois que entrei para trabalhar, todo dia meu filho me recebia próximo do cartão ponto, e quando ele faleceu foi muito difícil. Pensei muito e voltei a trabalhar, pois era um desejo dele que eu estivesse aqui, e fui muito bem recebida pelas pessoas, encontrei todo apoio que precisava”, contou emocionada, e continua: “E claro, a despedida da nossa Juju. No dia que fui afastada por conta da pandemia, ela fez questão de me encontrar e dar um abraço forte, lembro até hoje de como ela me chamava de ‘mamãe’, e saber que ela nos deixou, foi muito difícil”. Juju era o apelido carinhoso de outra telefonista, Jussara, que faleceu em 2020.

Por conta da pandemia da Covid-19 e por ser grupo de risco – Lucia tem 74 anos –, a telefonista precisou passar um tempo afastada do trabalho, e retornou em agosto de 2021. Ela fala que este tempo foi sofrido no início, mas entendeu a necessidade. “Foi difícil, tive dias com vontade de vir trabalhar, mas meus filhos falavam ‘fica em casa’, ‘se cuida’, e então esperei até o dia de poder voltar”, disse.

Agora, Lucia pretende descansar, aproveitar a família e viajar. “Em agosto já estou indo passear com meu filho e meu neto, será incrível. Agradeço por tudo e todos, concluo minha missão com felicidade”, finalizou.

“Lucia é uma pessoa ímpar. Sempre muito solicita na telefonia, atendeu a todos com muito zelo e cuidado. Agradecemos por todo o trabalho desempenhado. É um ‘tchau’ regado de boas vibrações para essa nova etapa”, expressou o diretor-superintendente do HMCC, Fernando Cossa.