Mais de 880 colaboradores do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) participaram da Avaliação da Cultura de Segurança do Paciente, proposta pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da instituição. O número corresponde a 74% dos profissionais habilitados para a pesquisa, que era de 1.192, e que buscou analisar 12 dimensões da Cultura relacionadas a adesão às práticas seguras no cuidado de saúde e a redução de riscos desnecessários em serviços de saúde. O questionário foi aplicado em agosto de 2022.

Dos resultados, que podem ser conferidos no quadro abaixo, pode-se destacar a porcentagem de respostas positivas em três pontos: Aprendizagem organizacional/melhoria continuada (89,0%), Apoio da gerência para a segurança do paciente (79,9%) e Expectativas e ações da direção/supervisão serviços que favorecem a segurança (78,8%). Segundo o enfermeiro do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Costa Cavalcanti, e membro do NSP, Fernando Souza da Silva, os dados apontam para a excelência de alguns processos já realizados hoje na instituição e acendem o alerta para outros. “A pesquisa nos trouxe as percepções dos profissionais quanto alguns assuntos, que agora permitirão à equipe buscar melhorias e aprendizagem”, falou e continuou: “O trabalho agora será entre a equipe da Gestão da Qualidade e Núcleo, que discutirão o ciclo de melhoria com planos de ação, em conjunto com Núcleo de Segurança do Paciente”, frisou.

A gerente da Divisão de Assessoria de Gestão da Qualidade, Marinez Burtet, agradeceu a participação do Núcleo de Segurança do Paciente, que acompanhou a pesquisa em todos os turnos, e foi por esse motivo que foi possível o quantitativo considerável das respostas. “Todos os setores envolvidos na segurança do paciente participaram e só temos a agradecer. É com a ajuda de todos que conseguiremos melhorar o trabalho desenvolvido”, disse ela que continuou: “O grupo está ainda trabalhando em ações de melhoria para fortalecer o que está positivo dentro da instituição, e melhorar o que está abaixo do esperado”, pontuou Marinez.

A gerente frisou que sobre a dimensão de “Resposta não punitiva para erros”, já conta com três ações, que serão coordenadas pela Assessoria da Qualidade, Núcleo de Segurança do Paciente e Gestão de Pessoas, são elas: capacitação sobre feedback para as lideranças de enfermagem (com foco na forma de abordagem); Avaliar nomenclatura e descrição (subtítulo com orientações) sobre o relato do fato ocorrido e retirada do campo ‘identificação’ do formulário de Notificações, porque para nós o importante é avaliar melhorias no processo em benefício aos pacientes, e não identificar o notificador”, disse.

2016 – Preocupado com a segurança dos pacientes, o Hospital Costa Cavalcanti (HMCC), realizou a primeira pesquisa em 2016, mesmo antes da “Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), incentivar a participação por meio do E-Questionário de Cultura de Segurança Hospitalar”.

Abaixo segue tabela com os resultados dos indicadores compostos em cada dimensão nos Hospitais Brasileiros comparados aos do HMCC:

Autoavaliação – Outro destaque importante do HMCC, ainda voltada às práticas de segurança do paciente é que em 2022, a instituição atingiu 81% de cumprimento, ou seja, teve alta adesão às Práticas de Segurança do Paciente. “A Avaliação Nacional constitui uma prática de regulação adotada pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), desde o ano de 2016, para verificar a conformidade aos indicadores das práticas de segurança do paciente pelos serviços de saúde com leitos de unidade de terapia intensiva (UTI)”, finalizou Marinez Burtet.