Evento reunirá cerca de 400 participantes e debaterá a prevenção em seis eixos temáticos. Inscrições já se encerraram.
Começa nesta quinta-feira, dia 16, e segue até sexta, dia 17, no Hotel Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, o 3º Fórum Trinacional sobre Violências, organizado pelo Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT Saúde). Com o tema “Boas práticas para a prevenção das violências”, o evento reunirá cerca de 400 participantes do Brasil, Paraguai e Argentina, e mais de 20 palestrantes. As inscrições já se encerraram e não haverá abertura de novas vagas na hora. O evento tem apoio da Itaipu Binacional e da Fundação de Saúde Itaiguapy, administradora do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), Prefeitura de Foz do Iguaçu, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), Ministérios de Saúde do Brasil, Paraguai e Argentina.
A abertura ocorre às 19h de quinta, com apresentação da banda da Guarda Mirim e do Coral de Itaipu, e breve mensagem dos representantes de cada país. A palestra magna “Prevenção das Violências na Região Trinacional”, proferida pelo Dr. Leandro Piquet Carneiro, da Universidade de São Paulo (USP), e moderada por Luciano Barros, do IDESF, marca o primeiro dia do evento.
Já na sexta, o fórum inicia às 8h. Logo após a abertura do segundo dia, seis salas temáticas serão espaço para debate sobre projetos, programas de ações e/ou intervenções relacionados ao tema do evento. Serão elas: Educação, cultura e esporte, saúde, justiça e segurança, trabalho, direitos humanos e meio ambiente. À tarde, ocorre a apresentação de banners, com autores presentes e de boas práticas para a prevenção das violências.
O lançamento do livro “Violências na atualidade: olhares e perspectivas”, de 55 autores, e a palestra “Observatório de Violência em Região de Fronteira” encerram a programação do evento.