Com foco na desospitalização segura do paciente, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) dispôs um novo equipamento para a equipe de fisioterapia hospitalar. O cicloergômetro, como é chamado, traz funções que permitem a mobilização passiva e ativa do internado, que otimizam o tratamento e previnem e reduzem sequelas nos grupos musculares. A aquisição é parte da atualização tecnológica da instituição.

A fisioterapia hospitalar tem o objetivo de contribuir na melhora da força muscular e independência funcional. “O repouso prolongado promove a inatividade do paciente e, como consequência, ocorre uma disfunção de vários sistemas, principalmente os articulares. Então a equipe e o equipamento vêm para trazer essa mobilidade ao paciente mesmo na internação”, explicou a gerente da Divisão de Fisioterapia, Karen Cristina Pasquali.

O cicloergômetro tem sido utilizado em todas as alas do hospital. Quando um paciente é internado, a equipe realiza a indicação do serviço ao paciente, conforme avaliação. Sendo apto para o uso do aparelho, inicia-se o tratamento. As sessões ocorrem de acordo com a necessidade, com acompanhamento diário.

Uma das vantagens do equipamento é sua tecnologia. “Ele permite a configuração de cargas e exercícios pré-definidos, e realiza sozinho a fisioterapia em um paciente sedado, por exemplo”, explicou Karen.

Os bons resultados já podem ser observados. “Recebemos um paciente com diagnóstico de AVC e um dos lados paralisados, e com o cicloergômetro e a fisioterapia, conseguimos ajudá-lo a sair caminhando na alta”, contou a fisioterapeuta.

“Desospitalização segura é um termo que temos utilizado cada vez mais em nosso centro hospitalar”, falou a gerente da fisioterapia do HMCC, Karen Cristina, que continuou: “Prezamos pelo cuidado e o tratamento com qualidade em nossa instituição, mas queremos também que o paciente saia daqui pronto para voltar à sua vida normal, à sua rotina, e a fisioterapia é parte importante para isso”, destacou.

O Hospital Costa Cavalcanti conta com uma equipe de 22 profissionais fisioterapeutas que atuam em todas as alas da instituição.