Conselheiro do CRM-PR é responsável por ministrar o assunto no próximo dia 14, sexta-feira.

Médicos de Foz do Iguaçu e região e estudantes de medicina terão a oportunidade de participar de uma palestra promovida pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) no Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), sobre o “Preenchimento Correto do Fluxo Declaração de Óbito (D.O.)”. O médico Eduardo Murilo Novak (CRM-PR 16521 RQE 11781 RQE 11494) é quem conduzirá a conversa.

O evento acontecerá no dia 14 de outubro, às 19h, na sala de estudos do centro hospitalar. As vagas são limitadas: 30 para profissionais do corpo clínico do HMCC e 20 para público externo. As inscrições podem ser feitas até 12 de outubro, no link https://www.even3.com.br/preenchimento-correto-do-fluxo-declaracao-de-obito-do-279114/

Segundo Dr. Eduardo, os participantes podem esperar da palestra a oportunidade para tirar as principais dúvidas relacionadas à declaração de óbito. “Vamos falar sobre a diferença de atestar e declarar o óbito, erros comuns no preenchimento, morte suspeita ou indeterminada, quando preencher ou não a D.O., implicações jurídicas, além, claro, de trazer respostas aos questionamentos que eles carregam”, pontuou.

Para o médico, a D.O. é um documento necessário para que estado encerre o ciclo jurídico nascimento-morte. “Ao nascer, o estado obriga que seja feito o registro, comunicando que tal pessoa veio ao mundo, dessa forma, ao fim da vida, o mesmo deverá ser informado de que, juridicamente, aquela pessoa não mais ali habita. Na maioria das vezes, quem repassa essa informação é um médico”, explicou.

Currículo
Dr. Eduardo Murilo Novak é conselheiro do CRM-PR, mestre e doutor em cirurgia. Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgião de Mão e de Ortopedia e Traumatologia, é palestrante e autor de diversos artigos e capítulos sobre o tema “Direito Médico”.