O novo planejamento servirá como base para renovação do convênio com a Itaipu Binacional em 2025.

O Grupo de Trabalho Itaipu Saúde reuniu representantes de diversas instituições do Brasil, Paraguai e Argentina para construção do seu Planejamento Estratégico (PE) para os anos de 2025-2030. O processo de construção ocorre de forma participativa, envolvendo os integrantes das sete comissões técnicas, colegiado de membros, coordenação e equipe executiva, por meio de oficinas de trabalho, com forte escuta ativa e envolvimento dos participantes. O primeiro encontro, nos dias 05 e 06 de março, reuniu cerca de 80 pessoas.

Segundo o coordenador suplente do GT Itaipu Saúde e gerente de Iniciativas de Responsabilidade Social da margem esquerda da Itaipu Binacional, Kleber Vanolli, o grupo é um espaço de articulação e integração sobre um tema que exige um trabalho conjunto. “A construção do planejamento Estratégico é um momento importante para reflexão sobre onde queremos estar nos próximos cinco anos, e com isso dar um salto qualitativo nas ações. Os desafios da saúde são comuns entre os três países e é por isso que nossa integração e cooperação são tão fundamentais”, destacou.

Silvia Abente, coordenadora suplente do GT Itaipu Saúde e gerente de Iniciativas de Responsabilidade Social da margem direita da Itaipu, também ressalta a importância desta parceria. “Estamos buscando o melhor projeto para os três países, a fim de encontrar soluções didáticas para a fronteira e que sejam soluções para questões de saúde”, pontuou.

Marcus Quito e Lenildo de Moura, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), foram responsáveis por conduzir as atividades neste primeiro encontro. Ao fim, eles destacaram as excelentes participações e pensamentos estratégicos para os próximos anos. “Temos que pensar em gestos concretos. Vimos aqui interesses em comuns e que estão de acordo com temas que impactam a nossa região de fronteira”, explicou Lenildo.

O próximo encontro está marcado para o mês de abril, e no final de maio o Planejamento Estratégico deve ser entregue. O Grupo de Trabalho Itaipu Saúde é mantido pela Itaipu Binacional e tem a sua operacionalização inserida no Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) desde 2020. “O PE subsidiará a renovação do convênio com a Itaipu para a gestão do GT Saúde, no ano de 2025”, finalizou Paula Zvir, gerente do grupo no HMCC.