O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), de Foz do Iguaçu, conquistou a recertificação de Acreditado Nível 3 – Acreditado com Excelência, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A homologação foi comunicada na última sexta-feira, dia 15, pelos avaliadores e é ainda mais especial já que, em 2024, o complexo hospitalar completa 10 anos com o título – a primeira certificação, de nível 1, foi dada em 2007, já o nível 2 foi conquistado em 2012 e o nível 3 alcançado em 2014. A recertificação foi celebrada pelo Conselho Diretor, Gerentes de Departamento e Divisões, colaboradores e médicos do Corpo Clínico.

Instituições acreditadas são aquelas nas quais cumprem-se altos padrões de qualidade e segurança, de gestão integrada e de Excelência em Gestão. Para o diretor-superintendente do HMCC, Gilmar de Oliveira, a conquista da recertificação às vésperas do décimo ano de quando o hospital chegou ao mais alto nível, mostra que o hospital tem evoluído e crescido, mas sem deixar de lado preocupações com o que ainda precisamos avançar. 

“Ser certificado demonstra a preocupação da instituição pelas boas práticas de gestão, qualidade e segurança do paciente. Temos ainda um longo caminho a trilhar, alguns pontos de melhoria foram apontados, e vamos trabalhar diariamente para alcançá-los, de forma que a melhoria contínua permeie nossa cultura organizacional, mas conquistar esta recertificação hoje, demonstra que nós estamos no caminho certo, evoluindo todos juntos”, expressou. “Agradeço a todos os colaboradores que, ao longo de todos estes anos, se dedicam para que estejamos entre os melhores hospitais do Brasil”, completou Sr. Gilmar.

Para a gerente da Assessoria de Gestão da Qualidade, Marinez Burtet, o sentimento é de gratidão. “Só temos a agradecer o empenho de todos, os três dias de avaliação foram momentos ricos de trocas de informação e experiência, agora é definirmos o planejamento da qualidade, e dar andamento as oportunidades de melhorias apontadas pela Instituição Acreditadora – IQG”.

Para conquistar a recertificação neste ano, desde 2022 o Hospital preocupou-se em capacitar os profissionais como avaliadores da metodologia de Acreditação com base no novo manual da ONA – 2022-2025, em gestão por processos e revisão do planejamento estratégico para 2023. “As áreas também se empenharam em revisar todos os seus processos, protocolos, rotinas e indicadores. A recertificação nos mostrou que estamos no caminho certo, temos muitos desafios para os próximos anos, mas também temos muitos profissionais comprometidos com a instituição”, pontuou Marinez.

De acordo com o Superintendente Técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige. Em mais de 20 anos de atuação, a ONA já certificou várias Organizações de saúde. “A acreditação do HMCC é válida por três anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, explicou.

Visão de futuro

Ainda este mês, a Fundação iniciará os trabalhos no novo Planejamento Estratégico para o período 2024-2028, e melhorias na estrutura, atualizações tecnológicas e desenvolvimento de pessoas serão pilares fundamentais a serem abordados.

A ONA
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Além de referência nacional – atualmente, mais de 80% das instituições acreditadas no país adotam os padrões ONA – a organização é reconhecida no exterior, como membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua), ao lado de instituições dos Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá.