A prevenção de lesões por pressão é uma atividade continua no Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC). Conduzida pelo Serviço de Estomaterapia e Comissão de Lesão por Pressão, os trabalhos atuam na conscientização de colaboradores, pacientes e familiares sobre a importância da mobilização no leito para prevenção de lesão por pressão em proeminência óssea. Na próxima quinta-feira, dia 16 de novembro, lembra-se o Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão.
Desde que a equipe de estomaterapia foi formada, em 2020, o HMCC registrou baixa nos índices destes tipos de lesões em diferentes setores. Os dados apontam que, no início, eram cerca de 35 lesões. Atualmente, por mês, são registrados cerca de 7 a 12 lesões incididas.
“A estomaterapia é uma especialidade exclusiva da área de enfermagem, com enfoque clínico assistencial ao cuidado de pessoas com estomias, fístulas, tubos, cateteres e drenos, feridas agudas e crônicas e incontinências anal e urinário, atuando na prevenção, tratamento e de reabilitação em busca de melhoria da qualidade de vida”, explicou a enfermeira da área, Meriellen Olivia Moro.
Ela lembra que o hospital já alcançou taxa zero em alguns setores. “Se trabalharmos em conjunto, com atenção, podemos evitar e, com isso, melhorar a experiência do paciente”, completou Meriellen.
As lesões por pressão podem ser evitadas com movimentações no leito, com mudança de decúbito, elevação dos calcâneos, controle de umidade da pele, entre outras ações. Lesões que se acometem um paciente, podem aumentar o tempo de internação, gerar dor e há até mesmo risco de infecção. “Evitar lesões reduz o tempo de internação, o que reflete em menos gastos para a instituição e o internado, por isso devemos estar atentos a prevenção sempre”, falou a enfermeira Amabily Mendes de Oliveira, do serviço de estomaterapia.
Ações no Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão
Como parte das ações em lembrança ao Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão, nos dias 14 , 16 e 17 de novembro, serão realizadas atividades lúdicas, no Cartão Ponto próximo ao refeitório, para todos os colaboradores assistenciais do HMCC. Já no dia 16 /11, as ações acontecerão na Sala de Estudos, entre às 13h30 e 16 horas. “Mesmo que os treinamentos sejam contínuos, as atividades buscarão envolver equipe multiprofissional na prevenção”, finalizou Amabily.