O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) recebeu nesta terça-feira, 5, uma visita de representantes do Complexo Pequeno Príncipe, de Curitiba, hospital que é referência nacional em atendimento pediátrico. O encontro contou com uma visita às áreas e às estruturas, e teve como pauta principal a aproximação das instituições e discussão de assuntos comuns, como as dificuldades de um hospital filantrópico.
O diretor-superintendente do Hospital, Gilmar de Oliveira, enalteceu a importância do hospital no atendimento às crianças e adolescentes do Paraná e de diversos outros estados. “É com grande satisfação que reforçamos nossos laços institucionais com o Hospital Pequeno Príncipe, esta aproximação, sem dúvida, é uma grande oportunidade de trocarmos experiências, aprimorando nossos processos com intuito de otimizar a qualidade da assistência e segurança dos nossos pacientes”, declarou.
O diretor corporativo do Pequeno Príncipe, José Álvaro Carneiro, acompanhado da assessora da direção, Thelma Alves de Oliveira, destacou a relevância estratégica para o país do cenário da tríplice fronteira do ponto de vista social e da saúde infantil.
“Entre 2006 e 2007 participei de um programa liderado pela Itaipu Binacional chamado ‘Saúde na Fronteira’ porque recebemos pacientes dos países vizinhos. E com esta percepção, a aproximação de duas instituições que são referências traz ganho para nós e para as crianças também”, explicou o diretor.
A diretora técnica do Costa Cavalcanti, Dra Lorete Follador Roeder, lembrou ainda que durante o encontro, foi discutido sobre o HMCC ser um dos centros hospitalares do Brasil escolhidos para fazer parte do programa “Stewardship” do Hospital curitibano. “Com o método, é possível implantar melhores práticas para o uso racional de antimicrobianos, e fomos incentivados a continuar”, finalizou a diretora.