Uma técnica de fisioterapia, que atua especificamente sobre o sistema respiratório e visa incentivar a ventilação pulmonar e a desobstrução brônquica, está contribuindo no tratamento de pacientes internados no Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), em Foz do Iguaçu. O Reequilíbrio Toracoabdominal (RTA) é uma abordagem da equipe que proporciona a redução dos sintomas das doenças respiratórias e contribui com o processo terapêutico e, consequentemente, com o quadro clínico-funcional. A técnica é utilizada com pacientes de todas as idades, por profissionais qualificados da instituição.
O RTA auxilia na ventilação pulmonar e promove a remoção de secreções pulmonares e das vias aéreas superiores, por meio da reorganização muscular respiratória, que se perde na presença da padrões respiratórios irregulares, independente da doença de base. Além disso, avalia e trata os pacientes considerando o funcionamento global do corpo e da biomecânica respiratória.
A técnica envolve um conjunto de manuseios dinâmicos sobre o tronco, por meio do toque leve e gentil das mãos diretamente sobre a região a ser tratada (tórax, abdômen, cintura escapula e pélvica). Essa reorganização, no repouso e durante as atividades funcionais, possibilita a redução do esforço muscular ventilatório, melhora a ventilação e otimiza as atividades funcionais.
Segundo a gerente da Divisão de Fisioterapia do HMCC, Karen C. P. Mentz, a abordagem da equipe avalia e trata o sistema respiratório de maneira integral. “Costumamos falar que, quando aplicamos os manuseios, proporcionamos um toque gentil, favorecendo a musculatura respiratória”, explicou. Este cuidado contribui para que o paciente não apresente sequelas musculares, posturais, ocupacionais e sensório-motoras por consequência de disfunções e doenças respiratórias.
“É importante destacar que os músculos respiratórios não trabalham de forma isolada e sim inserida em um sistema que atua por meio de coordenações que também possibilitam atividades funcionais, e a técnica contribui para esta reabilitação”, pontuou Karen.
Atualmente, seis profissionais de fisioterapia do Hospital Costa Cavalcanti estão qualificados para a técnica. “Nossa intenção é que toda a equipe realize a formação desse método para podermos proporcionar um atendimento mais qualificado e gentil para os pacientes que aqui internam”, finalizou a gerente da equipe.