Dia 4 de fevereiro, próximo sábado, é considerado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data tem o intuito de chamar a atenção para a importância de prevenir e tratar todos os tipos de cânceres. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são previstos mais de 700 mil novos casos no ano. O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) é referência para o Sistema Único de Saúde (SUS), na especialidade de oncologia para a 9ª Regional de Saúde do Paraná, e oferece um atendimento completo em uma estrutura que, em breve, será completamente nova.

Segundo dados recentes publicados pelo INCA, em 2022, o tumor maligno de maior incidência no Brasil foi o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%). Daí a importância de uma data como a do próximo final de semana, visto que muitas pessoas ainda deixam de realizar consultas e exames periódicos, o que não permite o rastreamento da doença ainda em seu início.

De acordo com o diretor técnico do Hospital Costa Cavalcanti, Dr. Rodrigo Romanini, é preciso atenção e cuidado. “Quando se fala de consultas e exames periódicos, não é apenas para saber se o paciente tem a doença, mas para tratá-la desde o início. As chances de cura estão diretamente relacionadas com o tempo que o tumor é detectado no paciente e o início do seu tratamento”, explicou.

O Hospital Costa Cavalcanti dedica toda uma área de atenção especializada para o atendimento de pacientes acometidos por câncer. O serviço teve início em 2003 e, atualmente, são cerca de 1.200 atendimentos/mês no Centro de Oncologia do HMCC, com 240 novas consultas/ mês. “Hoje, cerca de 90% dos pacientes oncológicos atendidos na instituição são do Sistema Único de Saúde (SUS), muitos oriundos de países vizinhos como Paraguai e Argentina, e empenhamos todo nosso esforço para oferecer a todos o melhor atendimento possível”, falou Dr. Rodrigo.

Reforma e ampliação
Para acompanhar o crescente número de pacientes, o Hospital Costa Cavalcanti tem preparado uma nova estrutura de atendimento, que oferecerá ainda mais conforto e qualidade no atendimento. Ao todo, o atual espaço de 1.742,24m² passará para 2.803,78m², que contemplará novos consultórios cirúrgicos e clínicos, salas de procedimento, banheiros para ostomizados, espaço para café/ auditório, e novos equipamentos, como um acelerador linear (radioterapia) de ponta e braquiterapia, entre outras mudanças.

“Planejado detalhadamente para oferecer a melhor experiência de atendimento aos pacientes, projetamos cada ambiente à semelhança dos melhores centros de oncologia do mundo. Nossos médicos e equipes multidisciplinares terão um ambiente moderno, equipado com uma estrutura completa para realizar um atendimento ainda melhor a nossa população, finalizou Dr. Romanini.

Com apoio da Itaipu Binacional, financiadora do projeto, por meio de convênio, as obras no espaço já estão em andamento e devem ficar prontas no segundo semestre de 2023.