A Prefeitura de Foz do Iguaçu assinou o decreto nº 30.830 que estabelece novas medidas para o uso da máscara facial de proteção individual no interior de espaços públicos e privados de prestação de serviços de saúde. Com isso, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) flexibiliza o uso da máscara, a partir desta sexta-feira, dia 11 de novembro.
Deixa de ser obrigatório e passa a ser apenas recomendado, o uso da máscara facial por gestantes, pessoas não vacinadas contra Covid-19 ou imunização incompleta e imunocomprometidas, que transitarem nos ambientes do Complexo Hospitalar.
Pacientes, familiares e profissionais com suspeita ou confirmação de síndrome gripal/respiratória, ou contato próximo com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, devem permanecer com uso da máscara facial em tempo integral nas dependências do HMCC.
O Hospital Costa Cavalcanti lembra que os cuidados com a higiene das mãos, uso frequentemente de álcool 70%, evitar compartilhar objetos de uso pessoal, cobrir o rosto com o antebraço ou lenço descartável ao tossir ou espirrar, manter ambientes bem ventilados, com janelas abertas, asseguram o controle de novos surtos não só por Covid-19, como também por outros germes potencialmente infectantes.
O Serviço de Controle de Infecção Relacionada a Assistência à Saúde alerta que conforme a mudança epidemiológica do vírus, aumento da taxa de positividade e emissão de novos decretos, novas medidas poderão ser adotadas.