No dia 18 de outubro é comemorado o dia do médico, profissional imprescindível para garantir a saúde de toda população, por ele passam pessoas de todas as classes sociais, credos e cores. Seja pediatra, ginecologista, oncologista ou clínico geral, não importa a especialidade, todos têm o seu papel em prol à saúde do próximo.
Justamente este propósito de trabalho e dedicação demonstra a complexa, difícil e sublime profissão que os profissionais da medicina optaram por abraçar.
Ser médico, não é apenas exercer uma profissão, representa antes, doar-se a si mesmo pelo bem do outro. Mesmo que esta seja uma meta idealizada, deve sempre, ser o foco dos verdadeiros e exemplares profissionais. “Em nome do Conselho Diretor do HMCC, quero louvar todos os colegas que abraçaram a difícil arte e ciência da medicina, com dignidade, competência e, fundamentalmente, respeito humano”, destacou o diretor técnico do HMCC, Dr. Rodrigo Romanini.
Para ele, o dia do médico, certamente mais feliz, é aquele em que o profissional tem a consciência do dever cumprido. “Parabéns a todos os profissionais da medicina”, conclui Dr. Rodrigo.
A data na história – Comemora-se o Dia do Médico no dia 18 de outubro em homenagem a São Lucas, padroeiro desses profissionais. O santo nasceu em Antioquia (cidade localizada no sudeste da Turquia), numa família pagã e converteu-se ao cristianismo. Era médico e curou muitas pessoas nos locais por onde passou. Morreu aos 80 anos e seus restos mortais estão na Basílica de Santa Justina, em Pádua, na Itália.