A 25ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) foi um sucesso. O evento que teve duração de cinco dias, encerrou na última sexta-feira, dia 29, com as palestras: Síndrome de Burnout e as atividades de saúde mental desenvolvidas na instituição. A programação contou ainda com momentos de conversa, estações lúdicas e orientações ergonômicas. Neste ano, o evento teve como tema “Equilíbrio, do corpo e da mente, faz parte da gente”. A organização é da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em conjunto com os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do centro hospitalar.
Para o diretor superintendente em exercício, Sidney Franco, a SIPAT reforça o cuidado com aqueles que diariamente cuidam dos outros. “Essa semana teve esse objetivo, lembrar que, antes de atender um paciente, precisamos estar atentos e cuidar de nós”, falou. Segundo Sidney, completar 25 edições é um mérito de toda a instituição. “São anos de aprendizado e dedicação de cada diretoria da CIPA, além da valorização dos colaboradores pelas atividades propostas”, completou.
A presidente da CIPA, enfermeira Nathália Bueno, destacou a participação dos profissionais neste ano. “Tivemos uma efetividade muito grande no número de participantes e ficamos felizes, superou nossas expectativas. A CIPA agradece a todos que contribuíram para o sucesso de mais esse evento”, disse.
No encerramento, a psicóloga Larissa Valéria abordou a Síndrome de Burnout e como analisar o que é importante para a vida particular e profissional. Já a psicóloga Bruna Caroline apresentou algumas das ações que o centro hospitalar realiza para atendimento e acompanhamento psicológico dos colaboradores.
Programação diversa
Além das duas palestras nesta sexta, a SIPAT contou com uma programação diversa, desde segunda-feira, dia 25. Na abertura, o Médico do Trabalho do SESMT, Dr. Léo Alves, conversou com os participantes sobre o tema do evento e a importância de manter o corpo e a mente bem. Na terça e quarta-feira, 26 e 27, respectivamente, estações lúdicas levaram informação sobre “Estatísticas de acidentes no HMCC”, “Fluxo de acidente com material biológico” e “Direção defensiva”. Já na quinta, 28, o Fisioterapeuta e Ergonomista Wilson Alexandre deu orientações ergonômicas aos profissionais, sobre movimentação de paciente com passante e com o guincho de transferência.
Quem participou das atividades ainda concorreu a camisetas e ganhou um copo personalizado e doces.