A Brigada de Incêndio da Fundação de Saúde Itaiguapy, administradora do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), passou por um curso de atualização e capacitação, de 27 de junho a 1º de julho. O grupo, formado por 114 colaboradores, é organizado e treinado para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e suporte básico de vida dentro de uma edificação. A formação faz parte do compromisso de atualização constante dos brigadistas, e foi realizada pelo Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), com apoio do Instituto de Ensino e Pesquisa.
O curso ocorreu de forma híbrida, com a parte teórica on-line e a prática nas dependências do HMCC. Os colaboradores foram divididos em oito turmas. A brigada é organizada por áreas e turnos, com líderes e pessoas indicadas.
“É importante manter a Brigada de Incêndio atualizada, bem como, a realização de simulados periodicamente, a fim de garantir que os procedimentos de emergência sejam eficazes”, enfatizou André Vieira, Engenheiro de Segurança do Trabalho e especialista em Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico.
O profissional lembra que esta formação é importante para atendimento a qualquer acionamento. “O principal objetivo é proteger a vida dos ocupantes, colaboradores, pacientes e visitantes, proteger o patrimônio e reduzir as consequências sociais e danos ambientais em um eventual sinistro”, concluiu.
O HMCC conta com central de alarme de incêndio, detectores de fumaça, rede de hidrantes, extintores, portas corta fogo, iluminação de emergência, sinalização de saídas de emergência, e grupo de brigadistas.