Aniversário do centro hospitalar é neste sábado, dia 1º de julho.
O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) tem razões para comemorar. Há 44 anos, em julho de 1979, foi inaugurado em Foz do Iguaçu um pequeno hospital para atendimento de operários e familiares, durante as obras da usina de Itaipu, e, atualmente, é referência em atendimento na área da saúde.
Hoje, 60% dos pacientes atendidos no Costa Cavalcanti pertencem ao Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital emprega em torno de 1.200 trabalhadores e possui corpo clínico formado por mais de 400 médicos. São mais de 25 mil metros quadrados de área construída, com atendimentos desde o pronto atendimento até serviços de alta complexidade.
Ao longo dos anos, o Costa Cavalcanti ampliou sua atuação, contando ainda com o Plano de Saúde Itamed, um Centro Clínico com especialistas em mais de 40 áreas, administração de Hemonúcleo e Laboratório de Análises Clínicas 24 horas, que garantem o máximo de segurança e precisão na realização de diversos exames.
O HMCC também funciona como unidade de ensino, certificada pelos Ministérios da Saúde e da Educação, por onde passam profissionais das diversas especialidades que são aprovados nas suas concorridas residências.
“A qualidade baseada no comprometimento das pessoas é a base de todo trabalho realizado ao longo dos 44 anos de história do nosso hospital. Estamos passando por constantes evoluções, e somos gratos à Itaipu e, em especial aos diretores da Binacional, que dedicam esforços para que possamos oferecer à população de Foz do Iguaçu e região um tratamento de excelência”, frisou a diretora superintendente do HMCC, Dra. Mariana Favoreto Thiele.
A seriedade, sensibilidade, competência e excelência no atendimento são os pilares que conduzem o sucesso do Hospital. A manutenção dos altos padrões de qualidade, refletidos na Acreditação ONA Nível III, a atualização de seus profissionais, as inovações constantes no complexo hospitalar e a excelência nos serviços na área de clínica, cirúrgica, imagem e exames laboratoriais garantem o reconhecimento da importância do Hospital, especialmente para a região oeste do Paraná.
O início – Inaugurado em 1º de julho de 1979, com o objetivo de atender uma população de 40 mil pessoas, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) nasceu para oferecer atendimento hospitalar aos operários e familiares que vieram a Foz do Iguaçu para a construção da maior hidrelétrica do mundo até então, a Itaipu Binacional, a partir de 1975.
No início da década de 1990, com a redução substancial dos empregados que trabalhavam na construção da usina, a estrutura do hospital começou a ficar ociosa e, paralelamente, a demanda por serviços de saúde em Foz do Iguaçu e região era superior à oferta.
Diante disso, a Diretoria da Itaipu entendeu que deveria a estrutura para a comunidade. Mas isso não poderia ser feito pela empresa na forma como outrora administrava o hospital. Dentre as alternativas, a que se mostrou mais viável foi a criação da Fundação de Saúde Itaiguapy para administrar o Hospital Ministro Costa Cavalcanti e, assim, ampliar sua abrangência de atendimento para toda a comunidade, e não apenas aos funcionários da Itaipu e seus dependentes. O nome do complexo hospitalar é uma homenagem ao primeiro Diretor-Geral Brasileiro da Itaipu, o ministro Costa Cavalcanti.