Reconhecimento da Hemobrás foi entregue no dia 29 de maio, em evento em São Paulo.

O Hemonúcleo de Foz do Iguaçu, administrado pela Fundação de Saúde Itaiguapy, foi habilitado pela Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) como serviço de hemoterapia que atende as boas práticas, e, agora, poderá disponibilizar plasma excedente para a produção de medicamentos. Isto significa que aquela “sobra” do plasma humano obtido nas doações de sangue, que não é utilizado em transfusões, servirá para fabricação de hemoderivados que são destinados ao Ministério da Saúde (MS) e distribuídos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O certificado de habilitação foi entregue no dia 29 de maio, durante evento promovido pela Hemobrás, em São Paulo. Para que hemocentro fosse autorizado, uma auditoria encomendada pela Empresa Brasileira foi realizada em agosto de 2022. “Estamos muito felizes com a autorização e contentes, pois é um reconhecimento para equipe de colaboradores do Hemonúcleo que se dedica a garantir a excelência nos processos, desde o atendimento do doador até a produção do hemocomponente e entrega ao serviço que atenderá o paciente, e, agora, à indústria, onde contribuiremos com a produção de medicamentos para o SUS”, expressou o gerente da unidade, Félix Laber.

A Hemobrás é uma estatal vinculada ao Ministério da Saúde, que tem como função social garantir aos pacientes do SUS o fornecimento de medicamentos derivados do sangue e/ou obtidos por meio de engenharia genética, com produção nacional. Os produtos hemoderivados são albumina, imunoglobulina e os fatores VIII e IX da coagulação.

Segundo Félix, o Hemonúcleo de Foz atende, em média 1.200 doadores por mês, que fornecem sangue para serem distribuídos a todos os hospitais dos munícipios da 9ª Regional de Saúde. “Somos uma unidade grande e importante para o estado, mas ainda assim conseguimos contribuir mais, agora, com o Brasil, fornecendo o plasma que poderá ser utilizado na produção de medicamentos”, destacou o gerente.

A nova habilitação, segundo Félix, serve para lembrar ainda mais a importância da doação. “Aproveitamos a oportunidade para convidar a população para que faça sua parte e doe sangue. Uma doação pode ajudar até quatro vidas”, falou. O Hemonúcleo de Foz fica na Avenida Gramado, 364 – Vila A. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17 horas, e aos sábados, das 7h30 ao meio-dia. Agende pelo telefone (45) 3576-8020, site www.hmcc.com.br/hemonucleo ou e-mail [email protected].