“Eu amo a minha cor, gosto dos meus traços, adoro meu cabelo e como as pessoas reconhecem isso”, afirma a técnica de enfermagem Denisia Carla Martins da Cruz, colaboradora há 12 anos no Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC). Ao lado de colegas, ela levantou um movimento na instituição para celebrar o Dia da Consciência Negra, neste dia 20 de novembro. Alguns dos profissionais se reuniram com uma camiseta temática para uma foto na segunda-feira, dia 18, que será publica nas redes sociais.

A data busca trazer para reflexão o valor e a contribuição da comunidade negra para o Brasil. Denisia é parte dos 6,45% de colaboradores negros no complexo hospitalar. “Eu entrei aqui trabalhando no alojamento conjunto, passei pela Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e agora estou no Pronto Atendimento. É um orgulho trabalhar aqui e saber que o hospital dá essa abertura à nossa cor, sem preconceito”.

A fala da técnica é reafirmada pela recepcionista Lucineia Izidoro, que está há oito anos na instituição. “O hospital sempre foi muito aberto a todos, respeitoso e receptivo. E o reconhecimento como esse, numa data como essa, é muito importante”, falou.

Funcionário desde 2003, o copeiro José de Souza Caldeira fala da importância da data. “É bem legal esta representatividade e falarmos sobre, como se tem falado em TV e outros lugares. É importante para aprendermos mais no dia a dia sobre este dia”, disse.