Documento garante direitos aos pacientes, acompanhantes, visitantes e profissionais, respeitando crenças, diferenças culturais, limitações e escolhas.

“Diversidade envolve todas as diversas maneiras pelas quais as pessoas são diferentes.” É assim que começa a introdução da Política Interna de Atendimento na Diversidade Social da Fundação de Saúde Itaiguapy para atendimento à pacientes e/ou acompanhantes respeitando crenças, diferenças culturais, limitações e escolhas. O documento, já disponível para conhecimento de todos, objetiva a garantia de direitos que resultem em maior segurança aos envolvidos, respeitando as diversidades existentes e mantendo o ambiente humanizado.

Engana-se quem associa diversidade apenas à sexual ou religiosa, existem ainda questões de raça e etnia, habilidades física e mental, condição física, estado civil, faixa etária, entre outras. Por isso a criação de um documento que orienta como deve ser realizado o atendimento, respeitando as legislações vigentes.

A política, de 33 páginas, fala sobre atendimento à comunidade LGBTQIA+, criança e adolescente, pessoa idosa, pessoa com deficiência (PcD), apoio religioso e gestantes, puérperas e alojamento conjunto. O documento finaliza com características de um bom atendimento, para entregar uma ótima experiência ao cliente.

De acordo com a assistente social, Daniele Trintinalia, Foz do Iguaçu é uma cidade que tem grande diversidade de culturas, portanto, compreender essa diversidade e agir em respeito a ela torna os processos mais humanizados. “As políticas internas criam parâmetros para que todos os colaboradores possam agir de forma que atenda à direitos básicos da criança, idoso, pessoa com deficiência ou que simplesmente entenda particularidades de religiões, orientação sexual ou questões de gênero”, explicou.

Todos os profissionais da instituição devem ler a Política, que está disponível na Intranet. Em breve, um curso sobre a política será aplicado em todo o hospital.