Evento gratuito é promovido pelo GT Itaipu Saúde e parceiros. Além dos estandes com informações, haverá uma caminhada e corrida, que já estão com inscrições encerradas.

A menos de 30 dias da Jornada para conscientização sobre fatores de risco de doenças cardiovasculares, o Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT Itaipu Saúde) – organizador da ação – já confirma os serviços que serão ofertados à população de forma gratuita, no dia 1º de setembro, no Gramadão da Vila A, das 7h às 11h. A proposta é aumentar o conhecimento sobre os fatores relacionados às doenças. O evento é proposto pela comissão técnica de doenças crônicas.

Com a ajuda de parceiros, estão confirmados já cinco estandes de serviços. O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) estará com equipe aferindo a pressão e falando sobre pressão alta e baixa; já o Instituto dos Diabéticos de Foz do Iguaçu (ADIFI) levará sua unidade móvel para aferição de glicemia e orientações em diabetes; o Descomplica UniAmérica Centro Universitário estará à disposição com atividades físicas; o Centro Universitário UDC fará avaliação do índice de massa corporal (IMC) e contará com profissionais e alunos do curso de Nutrição; e a 9ª Regional de Saúde do Paraná estará com um espaço para falar sobre o tabagismo.

Segundo o médico neurorradiologista, Dr. Jorge Chudyk, um dos membros da CT de doenças crônicas, o objetivo do evento é de identificar pontos que mereçam maior atenção das pessoas e, assim, evitar complicações futuras. “Muitas pessoas acabam que não procuram atendimento médico de forma preventiva, e é importante para se evitar que doenças apareçam ou sejam identificas em momentos críticos”, explicou o Dr., que continuou: “As doenças cardiovasculares são aquelas que afetam o coração, como o infarto, o cérebro, como o AVC, e também as artérias nas pernas”.

Ele ainda falou que as doenças cardiovasculares representam uma das três maiores causas de morte no mundo. “Fatores de risco como pressão arterial alta, diabetes, colesterol, tabagismo e sedentarismo desencadeiam em doenças que são fatais”, pontuou.

Caminhada e corrida
Além de todos estes serviços, a Jornada contará ainda com uma caminhada e corrida, mas as inscrições para as duas modalidades já se encerraram. A organização informa que as vagas disponíveis (mais de 600) foram preenchidas em menos de 48 horas. A caminhada contará com um percurso de 4 km, e a corrida 6 km, com largada e chegada no Gramadão da Vila A.

Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional.

Para quem conseguiu se inscrever, foi enviado um e-mail de confirmação. Estas pessoas deverão retirar o kit atleta no dia 24 de agosto (sábado), na Concha Acústica (palco) do Gramadão. É necessário apresentar documento de identificação e realizar a entrega de dois quilos de alimentos não perecíveis. No dia não será autorizada a participação de pessoas sem inscrição.

A jornada é realizada e organizada pelo Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT Saúde), em parceria com o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), Itaipu Binacional, Ministério da Saúde do Brasil, Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, Centro Universitário UDC, Descomplica UniAmérica Centro Universitário e ADIFI.