No mês em que se celebra a equipe de Enfermagem – 12, dia do Enfermeiro, e 20, dia do Auxiliar e Técnico – o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) alcança uma importante marca: a de quase 80% do seu quadro de auxiliares serem migrados para cargo de técnicos de enfermagem, considerando que estes já possuíam formação. A medida, iniciada em fevereiro, visa o reconhecimento a esses profissionais, com impactos na melhoria salarial e no atendimento aos pacientes.

O acordo para migração saiu de uma conversa entre a Fundação de Saúde Itaiguapy – administradora do HMCC, e o sindicato dos empregados. “Não é uma obrigação legal, mas como instituição e pensando nos nossos profissionais, vimos por bem esta mudança de cargo, que permitiu ajustes salariais e uma oferta maior de colaboradores no cuidado ao paciente”, destacou o diretor-superintendente, Gilmar de Oliveira.

A expectativa é que até o final do ano, 100% dos auxiliares sejam técnicos, ficando apenas como auxiliares aqueles que não tem curso de técnico. “Essa troca de cargo sempre foi muito esperada, por mim e por outro colegas”, pontuou Ederson Bento, técnico de enfermagem do Centro Cirúrgico, que continuou: “Tínhamos funções semelhantes e a equiparação era essencial. Meu sonho era ser técnico dentro do Centro Cirúrgico e fico muito agradecido pelo reconhecimento do Hospital. A troca vai ajudar muito como experiência profissional e financeira também”.

Em várias frentes
Com 639 profissionais da área da enfermagem, a Fundação de Saúde Itaiguapy conta com colaboradores além do assistencial. Para se ter ideia, até o fim de abril, eram 96 auxiliares de enfermagem, 112 enfermeiros, 7 enfermeiros auditores, 30 enfermeiros assistenciais, 1 enfermeiro do trabalho, 5 maqueiros e 388 técnicos de enfermagem.

Todos atuam em áreas como gerência de departamento e divisões, supervisão de setores, serviço de controle de infecção hospitalar, escritório da qualidade, estomaterapia, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), auditoria, educação continuada, gestão de leitos e Núcleo de Acolhimento ao Cliente (NAC).

“Quando se fala de equipe de enfermagem, pensa-se somente no enfermeiro beira-leito, mas há inúmeras áreas por trás que estes profissionais enfermeiros, técnicos e auxiliares atuam”, destacou o diretor técnico, Dr. Júlio Cezar Batista, que continuou: “Neste mês de maio, todos eles merecem os nossos parabéns e reconhecimento. São força de trabalho importante para a nossa instituição, sobretudo em nossa missão de cuidar das pessoas”.