Com olhares desconfiados, os pacientes do Hospital Costa Cavalcanti (HMCC) recebem, semanalmente, uma turma especial. Mas logo, sorrisos e gargalhadas tomam conto do rosto de quem está internado, que se divertem e se alegram com a visita dos palhaços da Cia do Riso. O grupo, que atua de forma voluntária em instituições de Foz, completou 20 anos no dia 12 de outubro.

A turma, que tem como missão “promover a humanização e o bem-estar através da arte do palhaço, nos ambientes relacionados à saúde, por meio do voluntariado”, está todos os sábados no HMCC. Por onde passam, transformam os momentos em oportunidades únicas de sorrir em meio a dor. “Nos poucos minutos que os doutores palhaços estão com o paciente, com o acompanhante e com o colaborador do hospital, acontece a mágica do sorriso, da distração da dor, do problema e naquele instante apenas a fantasia importa, é o momento da transformação, da humanização”, explicou a presidente da Cia do Riso, Magna Rezende, ou melhor, Dra Joaninha.

Para ela, é um orgulho ver a atuação do grupo. “Ver todo esse crescimento e o reconhecimento que a instituição tem por parte dos hospitais, seus gestores, colaboradores, pacientes que sempre nos acolheram com muito carinho, tudo isso nos deixa muito feliz”, falou.

Em 20 anos de atuação, Magna lembra que diversos momentos marcaram o grupo, e que cada palhaço voluntário tem uma história forte que vivenciou durantes as visitas. “Todos nós temos experiências lindas e únicas durantes esses anos, mas um episódio marcante foi a suspensão das visitas na pandemia”, lembra a Dra Joaninha, que continua: “A Cia do Riso nunca havia parado, nem em festas de final de ano, e este foi um tempo bastante difícil, principalmente sabendo da necessidade do nosso trabalho em um momento como esse”, falou.

Mas assim que foi possível, os voluntários voltaram a fazer as visitas, ainda que apenas do lado de fora dos quartos, cantando, acenando para pacientes e colaboradores.

“Nós já achamos valoroso quem tem uma formação relacionada ao cuidado com o próximo, como os profissionais da área da saúde. Agora, aqueles que se dedicam voluntariamente, que cedem um tempinho da sua semana para visitar pessoas que nem conhecem com o propósito de distraí-la, de diverti-la, de trazerem um pouco de paz e esperança num momento tão delicado, estas são pessoas admiráveis. Nossa eterna gratidão a cada um”, expressou o diretor-superintendente do HMCC, Gilmar de Oliveira.

Os 20 anos da Cia do Riso foram em 12 de outubro, mas a festa será apenas neste sábado, dia 9. Quem quiser acompanhar o trabalho do grupo pode seguir nas mídias sociais: @ciadorisofoz. Por lá, também são divulgadas informações sobre o processo seletivo de novos voluntários.