Destacam-se no novo Planejamento Estratégico a nova Missão, Visão e Valores da instituição, e projetos que procuram atingir os objetivos definidos.
Foram diversas reuniões, viagens para benchmarking e envolvimento de toda a equipe até que o novo Planejamento Estratégico (PE) da Fundação de Saúde Itaiguapy estivesse devidamente desenhado e pronto para execução no período de 2024 a 2028. Agora, iniciam-se os trabalhos para realização dos trabalhos definidos como prioritários para este primeiro ano do PE. A aprovação de todo o conteúdo aconteceu em 4 de julho, em uma reunião dos Conselhos Curador e Diretor da Fundação.
O trabalho de planejamento iniciou em novembro de 2023 e foi conduzido pela Consultoria da HCOR – Consultoria e Gestão, rede de excelência com quase cinco décadas de experiência em serviços médico-assistenciais, e pela Divisão de Assessoria de Estratégia e Projetos, e foi baseado no Balanced Scorecard (BSC), que avalia o cenário por meio dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.
Destacam-se no novo Planejamento Estratégico a nova Missão, Visão e Valores da instituição, e projetos que procuram atingir os objetivos definidos.
Para a assessora de Estratégia e Projetos, Marcia Mazotti, “todo e qualquer planejamento estratégico para ser assertivo e efetivo precisa desse momento de alinhamento, engajamento e de entrosamento com toda a equipe, a liderança e a alta gestão. As variáveis precisam realmente ser desdobradas e perseguidas, para que de alguma forma, essas pessoas que estão em unidade possam contribuir, dentro do seu olhar, do seu dia a dia, da sua experiência, para que esse planejamento consiga ter os melhores resultados”, pontuou.
Para o diretor-superintendente do HMCC, Gilmar de Oliveira, traçar o novo PE era importante para definir que instituição se quer no futuro. “Reconhecendo as demandas em constante evolução do mercado, nos comprometemos em traçar uma rota sólida que nos guiará rumo à inovação e ao crescimento sustentável”, explicou.
O objetivo principal do planejamento é a melhoria contínua na qualidade do cuidado ao paciente, o que culminou com a criação da nova “Visão” da instituição: “Ser referência na excelência do cuidado em saúde, de forma humanizada e sustentável”. A “Missão” da Fundação de Saúde Itaiguapy também foi alterada: “Promover a saúde e Cuidar das Pessoas, Valorizando Vidas.”
Os “Valores” também foram atualizados:
Agilidade;
Atendimento humanizado;
Comprometimento com a vida e responsabilidade social;
Desenvolvimento de pessoas e valorização do conhecimento;
Engajamento com espírito de equipe;
Excelência na qualidade e segurança dos serviços;
Gestão sustentável;
Inovação;
Integridade;
Resiliência.
Dentro do Planejamento Estratégico ainda foram definidos os objetivos estratégicos, que tratam de temas em resultados, partes interessadas, processos internos e aprendizado e crescimento. São eles:
No âmbito de resultados:
– Ser a referência em alta e média complexidade na região de influência;
– Ser líder na oferta de gestão de saúde populacional na saúde suplementar;
– Garantir o equilíbrio econômico-financeiro.
Sobre partes interessadas:
– Ser o melhor ambiente para a prática médica assistencial;
– Reconhecido pela sociedade pelo desfecho, cuidado, acolhimento e qualidade;
– Ser reconhecido como um parceiro estratégico em apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Em processos internos:
– Reforçar as especialidades chave e as linhas de cuidado;
– Desenvolver o modelo de unidades de negócio;
– Reforçar a governança clínica;
– Promover maior integração e coordenação das equipes multiprofissionais;
– Desenvolver parcerias estratégicas com clientes e fornecedores;
– Reforçar o alinhamento, priorização e coordenação com o SUS;
– Reforçar os processos de apoio críticos.
E aprendizado e crescimento:
– Estar entre as melhores empresas para se trabalhar, com espírito de pertencimento;
– Desenvolver liderança;
– Garantir um robusto sistema de informação, confiável, completo e ágil;
– Avançar na transformação digital em saúde;
– Garantir a efetividade do sistema de ética e Integridade.
“Para alcançarmos nossos objetivos e metas, é primordial identificarmos as diferentes visões e percepções, democratizar a informação, e desenvolver mecanismos que busquem a otimização dos recursos para garantir a eficiência e eficácia na instituição”, conclui o superintendente Gilmar.