A equipe de Dragon Boat do Instituto Meninas do Lago (IMEL) visitou o Centro de Oncologia do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), na manhã de quarta, dia 21, para apresentar o projeto e todos os benefícios da prática da canoagem para mulheres diagnosticadas com Câncer de Mama. O encontro, que acontecerá novamente em outras datas, foi uma oportunidade para as pacientes conhecerem o trabalho desenvolvido e se envolverem com a iniciativa.

O Dragon Boat é um barco com o formato da cabeça e da cauda de um dragão, com 12,5 metros de comprimento, e que envolve 22 atletas numa remada sincronizada na mesma embarcação, sem necessidade de grandes forças. Por isso a possibilidade de pacientes em acompanhamento.

O grupo iguaçuense é formado por mulheres com diagnóstico de câncer, bem como outras voluntárias, que, além de participarem da equipe de canoagem, se envolvem nas diversas ações e encontros do projeto.

Para participar da equipe é preciso que a paciente tenha autorização médica e encerrado o tratamento de radioterapia/quimioterapia. No entanto, as demais atividades são abertas a todas. “Somos um grande grupo de amigas, que se apoiam e se ajudam, por isso a ideia de abrir esse convite a elas, para saberem que tem aqui um grande apoio”, explicou Márcia Souza, membra da equipe.

Pacientes que desejam acompanhar um encontro para conhecerem o projeto, podem procurar a assistente social do Centro de Oncologia, das 7h às 13h, ou ligar no (45) 3576-8225.