A influência da vida econômica, social, ambiental, política e cultural da população na saúde da população foi o grande debate realizado pelos mais de 150 participantes do encontro.

O Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT Itaipu Saúde) promoveu, nesta terça-feira, dia 05, o “Encontro sobre Determinantes Sociais em Saúde”, no auditório do Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Itaipu Binacional. O evento, que é uma iniciativa da comissão técnica de promoção, educação e comunicação em saúde, buscou proporcionar a compreensão de conceitos e ações que envolvem os determinantes sociais de saúde na tríplice fronteira. Mais de 150 pessoas do Brasil, Paraguai e Argentina participaram do encontro.

Determinantes sociais são um conjunto de acontecimentos e fatos da vida econômica, social, ambiental, política e cultural que afetam, positiva ou negativamente, a saúde de indivíduos, segmentos sociais, coletividades, populações e territórios. Kleber Vanolli, coordenador suplente do GT Itaipu Saúde e gerente da Divisão de Iniciativas de Responsabilidade Social da margem esquerda da Itaipu Binacional, destacou na abertura do evento que a visão de saúde não deve ser apenas da doença, mas da prevenção e outras ações. “Nos três países nós temos uma série de situações de desigualdade que prejudicam o acesso à saúde, ou que são estímulos para o desenvolvimento de doenças. Então tudo que será discutido no evento é o início para, depois, se tornarem políticas públicas que transformarão a realidade que temos”, falou.

“Pensar nos determinantes sociais, comerciais e ambientais é um grande desafio, pois se pensa na promoção da saúde e equidade”, pontuou a diretora de Promoção da Saúde do Ministério da Saúde do Brasil, Katia Souto, que continuou: “Temos que pensar nas desigualdades sociais que temos para promovermos o acesso à saúde a todos. É um grande desafio no qual o Ministério da Saúde está cada vez mais atuante”, salientou.

A abertura do evento contou, ainda, com a presença da Adriana Lomaquis, representando a coordenadora suplente do GT Itaipu Saúde pelo Paraguai, Sandra Irala, Assessora do Vice Ministério de Reitoria e Vigilância da Saúde do Paraguai, da professora titular de medicina familiar e coordenadora da Universidade Católica de Misiones e Médica Assistencial do Ministério da Saúde Pública da Província de Misiones, na Argentina, Viviana Ramirez, e de Sergio Moacir Fabriz, representando o diretor-geral da Unioeste de Foz.

Durante o encontro ocorreram mesas redondas com o tema “Bases conceituais de determinantes sociais de saúde”, “Ensinando a nova saúde pública” e “Determinantes sociais para a realidade de fronteira” com representantes dos três países. Na parte da tarde ocorreu, também, a exposição, visitação e apresentação de trabalhos em formato de banner sobre experiências exitosas e pesquisas.

Último encontro
Este foi o último encontro promovido pelo GT Itaipu Saúde em 2023. Na semana passada, durante a 195º reunião do grupo, ocorrida no dia 28 de novembro, na margem direita da Binacional, foram apresentados os balanços das atividades, projetos e iniciativas realizadas durante o ano. Ao todo, o colegiado de membros e as comissões técnicas se reuniram sete vezes, além de realizarem mais de 110 reuniões presenciais, on-line e híbridas para construção, planejamento, alinhamento e execução de projetos.

Foram cerca de U$ 200 milhões investidos e quatro projetos executados, além de outros sete que estão em execução; e o envolvimento de 1.700 gestores, profissionais e técnicos da saúde, educação, ação social, trânsito, docentes, acadêmicos e agentes comunitários dos três países, envolvidos diretamente nas ações realizadas. O grupo também reativou a Comissão Técnica de Saúde Indígena, realizou um evento para celebrar os seus 20 anos e criou um site institucional: www.gtitaipusaude.com

“Esse ano foi bastante produtivo e gratificante, e esperamos que o ano de 2024 seja ainda mais frutífero, pois daremos início na construção do planejamento estratégico do GT Itaipu Saúde em parceria com Organização Pan-Americana da Saúde e Ministério da Saúde”, finalizou a gerente do GT Itaipu Saúde no Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), Paula Zvir.