Treinamento é disponibilizado para colaboradores e médicos da instituição.

Nos próximos dias o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) oferecerá uma série de ações para trabalhar a prevenção e apuração de condutas de Assédio — moral e sexual — no âmbito do complexo hospitalar.

Primeiramente, um treinamento, obrigatório para todos os colaboradores e médicos.

O treinamento, ministrado pelo advogado trabalhista, Dr. Bruno Milano Centa, aborda os diferentes tipos de assédio, inclusive citando exemplos do cotidiano. De acordo com ele, o assédio moral é o causador de dois problemas muito importantes no mundo do trabalho: aquele que é assediado perde o estímulo a continuidade do emprego, capacitação e carreira profissional, e a empresa, por desconhecer que conta com um assediador no quadro profissional, pode suportar prejuízos com ações trabalhistas, mesmo não tendo participado deles. “O objetivo de nossa exposição é orientar e prevenir este tipo de conduta, para construir um ambiente de trabalho o mais saudável possível”, frisa Dr. Bruno.

Já o sexual, diz respeito a qualquer conduta de natureza sexual, tais como comentários de cunho sexual, insinuações, gracejos, “cantadas”, convites íntimos, toques físicos ou outros atos que claramente recusados pela vítima. “Não podemos mais permitir e/ou tolerar, atos de quaisquer tipo de comportamento no âmbito do Hospital que possa configurar assédio sexual”, pontuou o diretor-superintendente, Gilmar de Oliveira.

A programação de ações contará, também, com materiais divulgados nas mídias sociais, intranet, comunicação interna e reuniões, entre alguns temas, o trabalho do Comitê e quais são os canais disponíveis para apresentação de denúncias de assédio moral e sexual.

“Esse compromisso tem que ser de todos nós. Contamos com a participação e envolvimento de cada um dos nossos colaboradores e prestadores de serviços. Participem do curso, reflitam, falem com os colegas sobre o tema, e principalmente, denunciem caso conviva com alguma situação para ser caracterizada como assédio”, finalizou o superintendente.