Novo software utilizado pela farmácia clínica do centro hospitalar vai ajudar farmacêuticos e médicos na administração de medicamentos em pacientes internados.

A farmácia clínica do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) acaba de receber um novo sistema para ajudar na tomada de decisões de farmacêuticos e médicos. O NoHarm.ai é um software de inteligência artificial que se vincula aos dados dos pacientes e indica potenciais erros de prescrições, aumentando a qualidade assistencial e a eficiência hospitalar. O sistema faz parte da atualização tecnológica do complexo hospitalar e está atrelada à Farmácia 4.0, conceito já aplicado em grandes centros que propõe a inovação na área da farmácia hospitalar.

O NoHarm.ai vai acompanhar a evolução de pacientes, entender o estado clínico e emitir relatórios com indicadores de risco de evolução, alerta de exames alterados, prescrições fora do padrão, relações medicamentosas, entre outras funções. “A inteligência artificial permitirá uma absorção mais eficiente e precisa das informações técnicas essenciais para uma melhor farmacoterapia.”, explicou o gerente da Divisão de Farmácia do HMCC, Bruno de Souza. “Os algoritmos desenvolvidos pelo sistema irão aperfeiçoar o monitoramento das avaliações clínicas, reduzindo o tempo necessário para cada análise e otimizando os processos da equipe multiprofissional. Com isso, os farmacêuticos poderão dedicar mais tempo ao acompanhamento presencial dos pacientes, proporcionando um cuidado mais próximo e personalizado”, completou.

O software trabalha com 3 “scores de risco”: paciente crítico, sem risco e não crítico. De acordo com a classificação, há um tempo de prescrição específico a ser cumprido pela equipe. Além disso, com base nas análises, os profissionais receberão indicação de qual o melhor medicamento, de acordo com a evolução do paciente.

O serviço está disponível para todos os leitos do HMCC. Todavia, como política interna da empresa administradora do programa, o faturamento será atribuído apenas aos leitos particulares e convênios (40% dos leitos), sendo gratuito para os demais (60% dos leitos) pertencentes ao Sistema Único de Saúde.

Farmácia 4.0
A Farmácia 4.0 é um conceito que impulsiona o uso da tecnologia em farmácias e contribui para a tomada de decisões da equipe. Em grandes centros hospitalares, ela vem sendo aplicada há um tempo e, chegou em 2019 ao Hospital Costa Cavalcanti com os dispensários eletrônicos. Agora, um novo passo. “A chegada de um programa de inteligência artificial representa um grande avanço para a medicina e a farmácia clínica. Essa inovação não apenas aumentará a eficiência e a segurança dos tratamentos, mas também abrirá portas para futuros avanços na área da saúde”, falou Bruno. Atrelado a isso, a equipe continua aperfeiçoando o trabalho desenvolvido com treinamentos e consultorias, buscando as melhores práticas em outras farmácias hospitalares.