O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) realizou em dois momentos, treinamentos voltados para a qualidade dos seus processos internos. Com o tema “Gestão por Processos”, o curso, realizado nos últimos dias 31/10 e 7/11, teve como objetivo nivelar o entendimento sobre o assunto. Ministrado pelo diretor-superintendente do HMCC, Fernando Cossa, o treinamento teve duração de duas horas cada. Esta é mais uma etapa de qualificação dos gerentes e colaboradores para alinhar o trabalho do Costa Cavalcanti em busca da estabilização do Programa de Qualidade no Hospital, fundamental para a manutenção do Nível 3 de certificação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), Acreditado com Excelência, conquistado em 2014.
As duas turmas foram formadas por 80 colaboradores de diversas áreas técnicas e administrativas, que receberam orientações sobre a estruturação, classificação, mapeamento e interação dos processos. “Nossa expectativa é que todas as áreas estejam totalmente alinhadas e com as metas institucionais estabelecidas, e a mitigação de riscos, com foco na segurança do paciente, seja sempre nosso objetivo principal”, finalizou o diretor e facilitador do treinamento.
Semana Mundial da Qualidade – o HMCC aproveitou o momento para lembrar sobre a campanha anual celebrada pelo Chartered Quality Institute (CQI), que aumenta a conscientização sobre a profissão de gestão da qualidade globalmente.
Consciência de qualidade: fazendo a coisa certa, é o tema da semana da qualidade 2022, a ser realizado entre os dias 07 e 11 de novembro. “Aqui no HMCC, vamos tomar como prática durante esta semana falarmos sobre qualidade, e relembrar a revisão de processos, como fizemos este mês com o treinamento de Gestão por Processos”, explicou a gerente da Assessoria de Gestão da Qualidade, Marinez Burtet. Segundo ela, a proposta é que frequentemente o assunto sobre qualidade e segurança do paciente seja lembrado e trabalhado.