Notícias do Hospital Ministro Costa Cavalcanti

NOTÍCIAS

03/08/2021

O Hemonúcleo de Foz do Iguaçu, administrado pelo Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), recebeu quatro novos equipamentos para auxiliar na triagem de doadores de sangue. O Cnoga Medical realiza a análise de hemoglobina e hematócrito, além de medir a saturação de oxigênio sanguínea, frequência cardíaca e pressão arterial. Os aparelhos foram enviados pelo Governo do Estado do Paraná ao hemocentros e hemonúcleos do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar).

O equipamento substitui diversos outros utilizados individualmente. Anteriormente, o exame de hemoglobina ou hematócrito eram coletados com um furo no dedo e enviados para análise no hemoglobinômetro. A frequência cardíaca e pressão arterial demandavam de um medidor de pressão. Agora, tudo é feito com o Cogna, semelhante ao oxímetro.

A hemoglobina é uma metaloproteína que contém ferro, presente nos glóbulos vermelhos e que permite o transporte de oxigênio pelo sistema circulatório. Já o hematócrito é a porcentagem de volume ocupada pelos glóbulos vermelhos ou hemácias no volume total de sangue. Ambos podem fazer parte da triagem hematológica que permite determinar se o doador tem anemia.

Para o enfermeiro Alexandre de Almeida Soatos, o aparelho dá maior segurança à equipe e conforto ao doador. “Eliminamos um procedimento com uso de material perfuro cortante, que, além de gerar resíduo, também aumentava a possibilidade de contato com sangue”, falou. O equipamento ajuda também na higienização. “Eram vários equipamentos que precisávamos limpar, pela segurança de todos. Agora uma assepsia rápida no aparelho e na mão do doador já são suficientes”, completou Alexandre.

Segundo o diretor assistencial do Hospital Costa Cavalcanti, Sandro Scarpetta, o Cnoga também é uma forma de trazer novos doadores. “Algumas pessoas têm bastante receio no processo da doação de sangue, então contar com um equipamento que deixa este trabalho mais fácil é melhor para os doadores”, afirmou o diretor, que continuou: “Agradecemos ao Governo do Estado por este envio e ajudar no serviço prestado à população”, finalizou.

Como doar
A doação de sangue é fácil e tranquila. Basta agendar o horário no Hemonúcleo de Foz do Iguaçu, por meio do telefone (45) 3576-8020 ou e-mail doesangue@hmcc.com.br, e se dirigir ao banco de coleta, localizado na Avenida Gramado, 364 – Vila A.

Para ser doador é preciso cumprir alguns requisitos, como estar bem de saúde e alimentado, ter tido uma boa noite de sono (acima de 6h), não ter ingerido bebida alcoólicas nas últimas 12 horas, não estar gripado, com infecções ou ferimentos aberto. Para primeira doação é preciso ter de 16 a 60 anos, 11 meses e 29 dias. Já doadores antigos podem doar até os 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Homens podem realizar uma doação de sangue a cada 60 dias, com no máximo quatro a cada 12 meses. Mulheres doam a cada 90 dias, respeitando o limite de três doações a cada 12 meses.

Quem já teve covid-19 também pode ser um doador de sangue e plasma hiperimune. Neste caso, é necessário que a doação seja feita entre 45 dias após o diagnóstico positivo e 6 meses. É preciso não ter estado em ventilação mecânica e nem recebido sangue. Mulheres não podem ter tido filho ou aborto.

Aqueles que foram vacinados contra o coronavírus também precisam respeitar um tempo de intervalo até a doação. Para a vacina Coronovac e Covaxin o prazo é de 48 horas. Aztrazeneca, Pfizer, Janssen, Sputnik V e Moderna é de 7 dias.

Localize notícias no campo abaixo:

LEIA MAIS NOTÍCIAS


Endereço Av. Gramado, 580 Vila "A" Foz do Iguaçu - PR
CEP 85860-460 | Telefone: (45) 3576-8000 / FAX: (45) 3576-8060

© Copyright 2010 - Todos os conteúdos apresentados neste website possuem direitos reservados ao HMCC e/ou terceiros que cederam seus direitos ao mesmo.