Notícias do Hospital Ministro Costa Cavalcanti

NOTÍCIAS

11/03/2022

 Hospital Costa Cavalcanti incorpora nova tecnologia para tratamento de arritmias cardíacas complexas

O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) segue inovando em segurança e tecnologia na saúde, agora na especialidade de alta complexidade em Cardiologia. No dia 3 de março, a equipe médica do hospital realizou dois procedimentos de Ablação de Arritmias Cardíacas com Mapeamento Eletroanatômico Tridimensional para tratamento de Fibrilação Atrial.

O procedimento minimamente invasivo é realizado por meio de uma ablação (uma eliminação na parte anormal) por cateter, no qual o médico passa um fino tubo flexível (cateter) através dos vasos sanguíneos até o local do coração que possui a anormalidade, para eliminar rotas elétricas (sinais) anormais no tecido cardíaco. A técnica é realizada em conjunto com o mapeamento eletroanatômico, tecnologia de imagem avançada que utiliza um sistema eletromagnético para criar mapas 3D em tempo real das estruturas cardíacas de um paciente. "Com definição mais precisa, proporcionando uma maior taxa de sucesso da ablação dos focos de arritmias, com diminuição do tempo do procedimento, e, consequentemente, da incidência de complicações. Além de menor exposição a raios X para o paciente e profissional da saúde", explicou o cardiologista e eletrofisiologista, Dr. Marcel Sakai (CRM 42064 PR | RQE 27228 | RQE 27236), responsável pelo tratamento.

De acordo com o médico, as arritmias ventriculares estão associadas à morte súbita e, portanto, necessitam de tratamento eficaz. "Geralmente, são difíceis de serem localizadas, o que diminui a taxa de sucesso da ablação - procedimento de cura. Este tipo de mapeamento proporciona a localização mais precisa e segura da área a ser tratada, oferecendo também ao paciente, uma recuperação mais rápida do procedimento, com possibilidade de receber alta do hospital, algumas horas após a intervenção médica", lembrou o especialista.

Por exemplo, os casos abordados no HMCC, os pacientes realizaram o procedimento e receberam alta logo no dia seguinte. "O HMCC apresenta uma demanda crescente de pacientes com arritmias complexas, e, por vezes, era necessário o encaminhamento para tratamento fora de Foz do Iguaçu, em outros centros hospitalares", disse o diretor-superintendente do HMCC, Fernando Cossa. "Oferecer esse tratamento para os pacientes atendidos no Costa, é um grande avanço", finalizou o cardiologista e diretor médico do HMCC, Dr. Alberto Acosta Hermida.


Responsável Técnico do HMCC: Dr. Rodrigo Romanini CRM/PR: 30.776

Localize notícias no campo abaixo:

LEIA MAIS NOTÍCIAS


Endereço Av. Gramado, 580 Vila "A" Foz do Iguaçu - PR
CEP 85860-460 | Telefone: (45) 3576-8000 / FAX: (45) 3576-8060

© Copyright 2010 - Todos os conteúdos apresentados neste website possuem direitos reservados ao HMCC e/ou terceiros que cederam seus direitos ao mesmo.