Inaugurado em 10 de janeiro de 2017, o Centro de Medicina Tropical (CMT) do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) possuía um único objetivo: dar agilidade a processos de análises laboratoriais epidemiológicas em Foz do Iguaçu e região trinacional. Atualmente, o CMT cumpre seu papel com destaque e relevância no campo da pesquisa, além de, atualmente, ser referência em outros tipos de análises, graças a uma metodologia própria, parcerias importantes e equipe qualificada.

De início, o Centro de Medicina era um local para análises de doenças causadas pelos chamados arbovírus, causadores de doenças como a dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela.

O espaço de laboratórios conta ainda com salas para diagnósticos microbiológicos e físico-químicos. Outro tipo de análises é em animais. Em parceria com clínicas veterinárias da cidade, o laboratório tem diagnosticado doenças como a leishmaniose, presente em animais, mas que também pode acometer humanos.

O CMT ainda tem produzido diversos artigos científicos que contribuem na área de pesquisa e no HMCC.

Com a pandemia do novo coronavírus, o SARS-COV-2, decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Centro de Medicina Tropical passou a ter um papel ainda mais importante para o HMCC e também toda a 9ª Regional de Saúde do Paraná. Em março de 2020, o CMT foi o primeiro laboratório do interior do estado a ser autorizado pelo Laboratório Central (LACEN/PR) para realizar diagnósticos dos testes para COVID-19. Desde então, mais de 100 mil amostras já foram analisadas.

+55 (45) 3029-1733

cmt@hmcc.com.br

Nossas mídias

Avenida Araucária, 1734 – Itaipu A