Encontro marcou também a implantação do serviço de Pronto-Socorro com cardiologistas 24 horas.
O serviço de cardiologia do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) promoveu, no sábado, 17, no Hotel Double Tree by Hilton, o 1º Simpósio de Emergências Cardiovasculares, e reuniu cerca de 50 médicos cardiologistas e emergencistas e médicos residentes para discutir casos clínicos e o atendimento de pacientes da instituição. O evento lembrou também a implantação do serviço de Pronto-Socorro com cardiologistas 24 horas, iniciado em abril, no complexo hospitalar.
Profissionais da instituição realizaram apresentações sobre dor torácica, insuficiência cardíaca, atualizações no suporte avançado de vida em cardiologia (ACLS, na sigla em inglês), ecocardiograma, taquicardia e bradiarritmias, tudo com foco em emergências. Ao fim do encontro, aconteceu uma roda de conversa para tirar dúvidas e ouvir opiniões sobre diferentes casos. Para o diretor técnico do HMCC, Dr. Júlio Cézar Batista, este evento foi uma semente plantada daquilo que se pretende realizar com todo o hospital. “Queremos reunir nosso corpo clínico, em suas áreas, para discutir o serviço oferecido em nossa instituição. Meus parabéns a todos vocês que estiveram aqui presentes nesta manhã dando início a esse sonho”, falou.
O compromisso foi reafirmado pelo diretor-superintendente da instituição, Gilmar de Oliveira, que lembrou, ainda, a estrutura de ponta oferecida pelo hospital na área. “A nossa cardiologia já pode ser comparada a grandes centros, mas temos planos ousados para o serviço e será um grande avanço para a população atendida”, pontuou o diretor que completou: “Parabéns pelo esforço de todos para estarem aqui”.
O médico cardiologista e um dos organizadores do evento, Dr. Eduardo Martins Baltazar, explicou que as aulas foram pensadas olhando para o serviço do HMCC. Para ele, foi um primeiro encontro para organizar o serviço. “Não adianta termos um Pronto-Socorro com médicos cardiologistas e cada um ter a sua conduta. Precisamos ter um padrão na instituição e, com certeza, daqui, nascerão bons protocolos de atendimento”, afirmou.
Pronto-Socorro com cardiologistas 24 horas
Desde 1º de abril de 2024, o Pronto-Socorro do Hospital Ministro Costa Cavalcanti conta com cardiologistas 24 horas. O serviço é referência para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), na 9ª Regional de Saúde e a iniciativa proporciona mais segurança e agilidade no atendimento aos pacientes, assegurando o acesso dos pacientes a especialistas qualificados, especialmente em situações de urgência e emergência cardíaca.
Durante o simpósio, os médicos presentes reafirmaram a importância do serviço. “Era um grande sonho termos cardiologistas e emergencistas 24 horas no Pronto-Socorro e hoje temos”, começou falando o Presidente da Associação do Corpo Clínico do HMCC, o cardiologista Dr. Alberto Hermida Acosta. “Isso tudo nos trará muitos resultados e excelência no atendimento e o hospital teve esse olhar de atenção para a população”, encerrou.
Para o diretor técnico, Dr. Júlio, é a cardiologia da cidade que ganha. “Este era um desejo antigo dos médicos e da instituição. Nós fomos lá, estudamos, avaliamos e fizemos acontecer, e é gratificante poder oferecer ainda mais acesso a serviços médicos de qualidade e ações assertivas em situações de emergências para a população”, finalizou.