No último dia 14 (terça-feira), a equipe do Serviço de Cuidados Paliativos Hope do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), recebeu a visita do Instituto de Previsión Social (IPC).
Dr. Dario Villalba – médico oncologista clínico e paliativista, veio acompanhado de mais três profissionais (enfermeiro, psicóloga e fisioterapeuta). Segundo ele o IPC foi o primeiro serviço de cuidados paliativos da Cidade Del Este, e existe há um ano. “Temos grande interesse na troca de experiência com o HMCC, além de adquirir mais conhecimento com a equipe Hope”, disse Dr. Dario.
Ele contou que algumas coincidências foram encontradas, como o pouco conhecimento da população em relação ao assunto. “Mas estamos admirados, o programa do HMCC possui ferramentas de como medir os cuidados paliativos, sistemas, e até a especialidade médica científica está avançada”, enfatizou o paliativista.
Para a coordenadora-médica do Hope, Dra. Ana Paula de Souza Romanini, o HMCC tem buscado oferecer um atendimento cada vez mais humano. Com um olhar diferenciado e personalizado, o Hope trabalha com uma metodologia surpreendente, e se dedica a oferecer um atendimento que proporcione mais conforto aos nossos pacientes. “O cuidado humanizado que nosso hospital tanto preza, totalmente alinhado à nossa missão institucional é algo que precisamos passar para frente, para que em todos os hospitais, não importa a cidade ou o País, tenham dignidade em seu tratamento”, finalizou Dra. Ana.
No HMCC – O significado da palavra “Hope” vai além da simples tradução “Esperança” em inglês. A sigla utilizada pela equipe hospitalar e ambulatorial significa Hospital Palliative Experts, com o olhar na esperança pela vida com dignidade e respeito até sua fase final. Com uma decoração humanizada, a Unidade Hope é destinada para o Acolhimento Familiar e conta com leitos exclusivos para pacientes elegíveis à Cuidados Paliativos.