Notícias do Hospital Ministro Costa Cavalcanti

NOTÍCIAS

18/05/2021

 GESTÃO DA CLÍNICA

Hospital Costa Cavalcanti implementa round multidisciplinar para enriquecer a assistência aos pacientes oncológicos

O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), referência no atendimento a pacientes oncológicos, realiza reuniões semanais para o estudo compartilhado de casos. Os rounds clínicos, assim chamados pelos profissionais, acontecem nas quintas-feiras, e têm como objetivo melhorar a assistência ao paciente, unificando as condutas entre as áreas multidisciplinares, e assim, oferecer o melhor tratamento possível, de forma integrada.

A metodologia facilita a comunicação entre as equipes, promove o compartilhamento de conhecimento e experiência entre todos envolvidos no cuidado aos pacientes. “Semanalmente, cada profissional apresenta o quadro clínico dos novos pacientes, ou casos complexos, a fim de traçar um plano terapêutico único e alinhado com cada profissional envolvido na assistência”, explicou o diretor técnico do HMCC, Dr. Rodrigo Romanini, que continuou: “O round clínico visa a melhor terapêutica possível após a discussão de cada caso, com o rico compartilhamento das experiências de cada profissional, somado a aplicação das práticas mais atualizadas, pautadas nos melhores periódicos médicos da especialidade”, pontuou o diretor.

Como funciona
Cerca de 20 profissionais — cirurgiões, radiologista, oncologistas clínicos e cirurgiões, residente da cirurgia oncológica, ginecologia, radioterapia, psicólogos, nutricionista, serviço social, equipe de cuidados paliativos e enfermagem — se reúnem a cada 15 dias com novos casos do serviço, doenças complexas, ou com um diagnóstico diferenciado. Os profissionais discutem cada caso, as questões de cada área e todos têm acesso a todas as informações. Na tarde do último dia 13, oito casos oncológicos foram estudados e as decisões tomadas em conjunto, acelerando e alinhando o processo de tratamento.

Outro encontro, também quinzenal, é baseado no Journal of Clinical Oncology, e a ideia é que a mesma equipe se reúna e revise os periódicos médicos mais atualizados da área da oncologia. “A proposta é manter o corpo clínico sempre atualizado em relação ao que há de melhor, e assim, atendermos nosso paciente com qualidade e segurança assistencial, trazendo o que há de mais novo e que proporcione conforto aos nossos pacientes”, finalizou o diretor técnico, Dr. Rodrigo Romanini.

Localize notícias no campo abaixo:

LEIA MAIS NOTÍCIAS


Endereço Av. Gramado, 580 Vila "A" Foz do Iguaçu - PR
CEP 85860-460 | Telefone: (45) 3576-8000 / FAX: (45) 3576-8060

© Copyright 2010 - Todos os conteúdos apresentados neste website possuem direitos reservados ao HMCC e/ou terceiros que cederam seus direitos ao mesmo.